Isolamento pode ser assustador, mas uma maneira de proteção
Saúde
Para especialista, todos devem ter calma, pois essa é uma maneira de proteção
Carlos Netto 05/04/2020Outro profissional, o psicólogo Leonardo Aparecido Marques Nascimento, também falou ao INTERIOR sobre os reflexos da pandemia para quem está no isolamento, conforme determinação das autoridades de saúde.
Para Leonardo, a ideia de isolamento social pode ser assustadora em primeiro momento, porém todos devem ter calma, pois essa é uma maneira de proteção. “É para proteger você, seus filhos, sua família, seus amigos e toda sociedade, e quanto mais acatarmos as orientações da Organização Mundial da Saúde, ficando em casa, tudo passará rapidamente e poderemos retornar à rotina”, informou.
Ele disse que, enquanto isso as pessoas devem neutralizar os pensamentos negativos e procurar alternativas para manter a saúde mental nesse momento de isolamento social.
“O desligar-se da rotina e organizar uma nova rotina pode ser dificultoso, mas o primeiro passo é se programar, priorizando fazer o que lhe dá prazer. Com isso monte um cronograma de todas as coisas que você gosta de fazer, que geralmente por falta de tempo não consegue desenvolver, e aproveite”, sugeriu.
Segundo ele, procure manter-se informado, selecione canais ou site de noticias para se manter atualizado, de preferência uma ou duas vezes ao dia, de forma que não fique inundado de tanta informação.
“Cuidado com os fake news e procure por informações de órgãos oficiais. Mantenha contato com sua família e amigos por meio digitais, leia, estude, ouça musicas, se permita estar ativo”, alertou.
Leonardo disse para as pessoas se alimentarem bem, praticar exercícios, técnicas de relaxamento e fazer terapia com profissionais especializados. Também devem assistir filmes, séries e aproveitar que muitas empresas estão oferecendo cursos gratuitos. “Caso precise de ajuda, a partir do momento que perceber estar se sentindo mais ansioso, depressivo e entediado, procure seu médico, psicólogo afim que possam lhe auxiliar neste momento”, concluiu.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.