Isolamento social em Penápolis se mantém abaixo do satisfatório
Cidade
55% é considerado como satisfatório para diminuir a propagação da Covid-19
Ivan Ambrósio 14/01/2021Dados do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente), do governo paulista, mostram que o percentual de isolamento social em Penápolis, na maioria dos dias pesquisados, ficou abaixo do mínimo, estabelecido em 55% e considerado como satisfatório para diminuir a propagação da Covid-19, o novo coronavírus, bem como evitar um colapso no sistema de saúde. A taxa considerada ideal é acima de 70%.
Segundo o levantamento feito desde fevereiro do ano passado, a média ficou entre 40 a 54%. Em apenas três dias no mês de abril, Penápolis atingiu o mínimo e o maior percentual registrado até o momento foi o da última quarta-feira (6), quando obteve 71%.
Em 25 de março de 2020, o percentual foi o segundo melhor até o momento: 57%. Na segunda-feira (11), o município registrou 49%, ficando na 11ª colocação do ranking estadual e à frente de outras cidades da região, como Andradina, em 67º; Lins (78º); Birigui (101º) e Araçatuba (123º).
SISTEMA
O índice de isolamento é baseado em dados de telefonia móvel dos cidadãos, analisados pelo Simi. A partir do monitoramento, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O sistema conta com informações agregadas das operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM sobre o deslocamento das pessoas no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus e os resultados detalhados podem ser acessados no site do governo estadual.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.