Itesp inicia cadastro para regularizar 200 imóveis no Distrito de Juritis
Região
Procedimento consiste em realizar entrevistas com os beneficiários, coletar dados e documentos
Da Redação 26/11/2020O governo estadual, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), iniciou o cadastramento de aproximadamente 200 imóveis no Distrito de Juritis, pertencente a Glicério. As atividades são do Programa de Regularização Fundiária Rural e Urbana. O cadastramento consiste em realizar entrevistas com os beneficiários, coletar dados e documentos, conhecer os moradores e pegar os detalhes sobre os imóveis.
Segundo Manoel Martins, coordenador regional da Itesp e responsável pelo convênio com Glicério, o trabalho de cadastro dos ocupantes dos imóveis exige organização, habilidade de comunicação, disciplina e paciência. “Por vezes, o profissional precisa retornar ao mesmo local para conseguir fazer a entrevista e coletar informações, pegar os documentos pessoais e dos imóveis, que posteriormente serão objeto de análise técnica e jurídica das equipes da Diretoria de Recursos Fundiários”, disse.
No início desse ano, servidores da Fundação Itesp executaram o levantamento topográfico de toda a área em Juritis. Segundo Marco Silva, que responde pela diretoria executiva da Itesp, o título de propriedade do imóvel representa o produto final de uma “linha de produção”. “O trabalho envolve uma engenharia sofisticada, planejada e executada por equipes específicas e qualificadas para cada etapa de todo o processo de regularização fundiária da Fundação Itesp”, completou.
BENEFICIÁRIOS
Agenor Antônio da Silva, de 64 anos, contou que mora no distrito desde criança e nunca teve a escritura do imóvel. “Aguardo ansioso a regularização e, com o documento na mão, posso finalmente dizer que a residência é minha por direito”, disse. João Luiz dos Santos, de 51, demonstrou felicidade em saber que está próximo de regularizar seu imóvel. “Aguardamos com ansiedade receber a escritura e estou feliz em saber que fui cadastrado para receber o tão sonhado título de propriedade do meu imóvel”, completou. (*) Com informações da A/I da Itesp
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.