‘Itinerância B de Bananal’ encerra dia 5 no Museu do Sol
Cidade
Visitas são gratuitas, das 13h às 15h30, e podem ser agendadas pelo (18) 3652-0590
Da Redação 31/10/2021“Itinerância B de Bananal”, da artista plástica de estética naif Marinilda Boulay, a primeira exposição presencial, desde o início da pandemia, no Museu do Sol, em Penápolis, será encerrada na próxima sexta-feira (5). As visitas são gratuitas, das 13h às 15h30, e também podem ser agendadas pelo telefone (18) 3652-0590.
Com a banana como protagonista, a mostra propõe uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e dos territórios indígenas, por meio de esculturas em cerâmica, aquarelas e pinturas sobre tela, madeira e ferramentas usadas no manejo dos bananais como pás, enxadas e ganchos.
“A exposição mostra a necessidade urgente de sermos agentes de mudanças ambientais, buscando a sustentabilidade, produzindo e consumindo a produção local, parando de queimar, e de derrubar florestas ancestrais, andando mais de bicicleta, plantando muitas árvores por nós mesmos ou, então, se não temos onde plantar, apoiando as associações que plantam. Assim poderemos ajudar o planeta a se recuperar do aquecimento global e evitar novas pandemias”, diz Marinilda Boulay, que reside em Socorro (SP).
“Itinerância B de Bananal”, que pode ser acessada virtualmente (totemcultural.org.br/expo/), tem ainda uma instalação com obras impressas sobre cetim de 70 artistas convidados de vários cantos do país, inclusive das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Piracicaba, Campinas e Ribeirão Preto, e da Europa (Bélgica e França) e Egito.
Além de fotografias e vídeos, com animações e narração de contação de história, pela própria artista, especialmente para o público infantil, que também estão disponíveis online. Para o diretor do Museu do Sol, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, a exposição celebra o retorno da programação de eventos presenciais, com arte e cultura que trazem leveza para a alma, mas com todos os protocolos de segurança e uso obrigatório de máscara.
“Desde a abertura estamos recebendo muitas visitas voluntárias, principalmente de jovens, um público interessante. Muitos pais estão vindo trazer seus filhos a pedido das crianças, e isso é muito positivo. Grupos de professores e alunos também estão prestigiando a exposição e o retorno do Museu. Estamos muito felizes e animados”, destacou.
A “Itinerância B de Bananal” recebeu um prêmio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo; Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e tem apoio do município de Socorro, do Museu do Sol e do ITC (Instituto Totem Cultural). (*) Com informações da A/I
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.