Ivoni Dias Santana recebe título de Cidadã Penapolense
Cidade
Homenageada ajudou na criação do GAI, que estimulou a formação da Associação Unidos pela Vida
Imprensa/Câmara 21/12/2019Com destacada atuação em projetos sociais, a psicóloga Ivoni Dias Santana recebeu o título de Cidadã Penapolense em solenidade promovida sexta-feira (20), pela Câmara Municipal.
A honraria foi entregue pelo vereador Adalgiso do Nascimento, o Ziza (MDB). O propositor enalteceu a contribuição da homenageada por mais de 3 décadas de trabalho na cidade.
VIDA
Filha de Manoel Braz Santana e de Domerina Dias Santana, Ivoni Dias Santana nasceu dia 11 de outubro de 1963 na zona rural de Tupã. É a sétima numa família de 8 irmãos. Possui descendência de nordestinos.
Teve o início dos seus estudos realizados na área rural. Aos 12 anos de vida começou a trabalhar ajudando sua família na lavoura de abacaxi. A partir da aquisição de uma casa por seus pais na cidade de João Ramalho, mudou-se para escola na área urbana em época de cursar a quarta série.
Ingressou em curso de psicologia na Unesp em Assis em 1982. Com a graduação seguiu para Araçatuba, onde montou clínica junto com sua amiga Tânia. Aprovada em concurso da prefeitura, tornou-se moradora de Penápolis em 8 de agosto de 1988.
Soma grande atuação na cidade em várias ações sociais envolvendo a psicologia. Numa primeira etapa, dedicou-se com atendimento na Oficina Abrigada, do Serviço de Saúde Mental. Em 30 de setembro de 1989 casou-se com o artista plástico Antonio Carlos da Silva.
Da Oficina Abrigada, passou a atender escolas da região. Conseguiu aprovação em concurso público em nível estadual com vaga em Araçatuba, mas optou por ficar em Penápolis com o nascimento de sua filha Luísa em 21 de março de 1994.
Com trabalho pelo Serviço de Saúde Mental intensificou projetos com diversas escolas. Ajudou na criação do Grupo de Ação Integrada (GAI), o que estimulou a formação da Associação Unidos pela Vida. Ainda construiu em Penápolis moderna clínica para atendimento na área particular.
Fez carreira no Hospital Geral de Promissão. Continua trabalhos voluntários em Penápolis, como em prol da Associação Vila da Infância.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.