João Antonio Castilho recebe título de Cidadão Penapolense
Política
Entrega ocorreu pelo ex-vereador Roberto Delfino, autor da homenagem e de Altair Reis
Da Redação 11/09/2022Num reconhecimento ao seu destacado trabalho em várias áreas para o desenvolvimento e projeção da cidade, o advogado e agropecuarista João Antonio Castilho recebeu sexta-feira (9), o título de Cidadão Penapolense, em solenidade promovida pela Câmara.
A entrega ocorreu pelo ex-vereador Roberto Delfino - autor da homenagem aprovada em 2019 - e do parlamentar Altair Reis (Cidadania).
A solenidade, conduzida pelo vice-presidente do Legislativo, Nelson Kbção (Cidadania), contou, entre diversas participações, com o presidente do Sebrae e vice do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Ricardo Castilho, ex-prefeito João Luís dos Santos (PT) e o atual chefe do Executivo, Caíque Rossi (PSD).
VIDA
Filho de José Castilho Sobrinho e Alayde Rodrigues de Castilho, João Antonio Castilho nasceu em 22 de abril de 1948 em Glicério. É o caçula de sete irmãos: Eduardo; Edmundo; Enéas; Antônio; Mauro; Ricardo; José Otávio e João.
Viveu em sua terra natal até por volta de 11 anos de vida, quando se mudou para Apucarana, no Paraná, passando a morar com seu irmão e médico Edmundo Castilho, fazendo exame de admissão para nova fase escolar.
Em 1960, começou a morar em Penápolis, cidade que seu avô, Eduardo José de Castilho, teve importante atuação para a fundação, residindo com a avó materna Olímpia Picerni e estudando na escola Dr. Carlos Sampaio Filho.
Em 1969, por incentivo dos professores Naur João Janzante e Fays Rahal, despertou interesse pelo curso de Direito. Formou-se em Técnico em Contabilidade pela Oceu e começou a trabalhar como escriturário no Sindicato Rural de Penápolis no final da década de 60.
Prestou vestibular para a Faculdade de Direito da Alta Paulista em Tupã em 1970. Formou-se em 1974, passando advogar no escritório do seu irmão Ricardo Castilho, com quem já tinha começado estagiar pouco antes.
Em 1978, ajudou a liderar movimento para instalação da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Penápolis. Com atuação em prol do esporte, foi diretor do CAP (Clube Atlético Penapolense), entre 1977 e 1980, sendo presidente entre 1981 e início de 1983. Teve fundamental trabalho para a subida do time, da 3ª para a 2ª divisão na década de 80.
Em 1988, elegeu-se vereador para a Câmara de Penápolis, onde totalizou quatro mandatos com três reeleições. No primeiro ano no Legislativo, em 1989, liderou trabalho para a instalação de uma nova empresa na cidade, a Retesp, do empresário Jorge Amorim.
Em 1993, elegeu-se presidente do Sindicato Rural de Penápolis, função na qual seguidamente mantém-se até hoje. Entre tantas realizações, liderou duas feiras agropecuárias e industriais - Fenapen -, a construção de sede própria do sindicato e 10 edições de cavalgadas, sendo no quinto ano com projeção até internacional e com transmissão pelo canal rural Agromix.
Casado com Voilê Fernandes Martines Castilho desde 12 de fevereiro de 1977, João Castilho tem três filhas: Grasiéle, Gabriéle e Gisele e possui dois netos - Lorenzo e Samuel. (*) Com informações da A/I da Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.