BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Juiz de Penápolis participa de Júri Simulado no TJ

Justiça

O julgamento contou com a presença de 35 pessoas, entre alunos e professores

Exercício contou com alunos do curso de Direito do Unisalesiano de Araçatuba

Exercício contou com alunos do curso de Direito do Unisalesiano de Araçatuba. Foto: VC/Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O juiz Heverton Rodrigues Goulart, da comarca de Penápolis, participou, na última sexta-feira (4), de um júri simulado no histórico Palácio da Justiça, sede do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). Ele conduziu os trabalhos que contaram com alunos do 8º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Católico Unisalesiano, de Araçatuba.

Goulart estudou na instituição e foi convidado a presidir o julgamento. “Estar em um lugar envolvente e histórico, como o Salão do Júri, auxiliando os alunos nessa atividade tão importante, será, para mim, uma experiência inesquecível”, afirmou o magistrado.


CRIME

A atividade permitiu aos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, além de desenvolver a oratória. Na simulação, os estudantes representaram os promotores, advogados, jurados, réu, serventuários e escolta policial.

O exercício foi baseado em um caso real, que aconteceu em São Paulo, onde o réu – usuário de drogas -, estava em frente à casa da vítima consumindo entorpecentes, causando uma briga. O acusado agrediu o vizinho na cabeça com um bloco de concreto.

Em decisão por maioria de votos, o Júri decidiu pela desclassificação do crime de tentativa de homicídio e pela condenação por lesão corporal culposa, com pena de três anos de reclusão em regime inicial aberto. O exercício contou com a participação da professora-doutora Cibele Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Unisalesiano e da professora Valéria Cristina.

O julgamento contou com a presença de 35 pessoas. A estudante Driélli Berton atuou como promotora e participou pela primeira vez da atividade. As visitas monitoradas e os Júris simulados no TJ são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 3117-2596.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.