JOVEM PAN PENÁPOLIS

Justiça aceita denúncia contra técnica de enfermagem que aplicou 'vacina de vento' em idoso

Justiça

Vídeo que mostra suposta aplicação foi publicado nas redes sociais

Profissional foi demitida em Votuporanga, após fingir aplicar vacina da Covid

Profissional foi demitida em Votuporanga, após fingir aplicar vacina da Covid. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Justiça aceitou a denúncia por improbidade administrativa, feita pelo Ministério Público, contra a técnica de enfermagem que foi flagrada aplicando “vacina de vento” em um idoso, durante a vacinação contra a Covid-19 em Votuporanga. O caso foi registrado em 3 de março de 2021, no Consultório Municipal Jerônimo Figueira da Costa Neto, onde a profissional exercia as funções pela Santa Casa.

Um vídeo feito pela família do idoso mostra o momento em que a mulher fingiu aplicar o imunizante. A técnica de enfermagem foi demitida no mesmo em dia em que o caso veio à tona. Além de acatar a denúncia, o juiz Reinaldo Moura de Souza negou o pedido de segredo de Justiça no processo, visto que “o vídeo é de conhecimento público e foi amplamente divulgado pela mídia”.

O advogado de defesa da técnica de enfermagem afirmou que o vídeo usado como prova no processo era uma “gravação clandestina” e que não há prova que indique dolo e intenção, como alegado pelo Ministério Público. Para o juiz, o “eventual dolo será objeto de prova em instrução” e o vídeo foi feito “com o conhecimento da autora e serviu como início de prova”.

Na época, a secretaria de Saúde de Votuporanga informou que o caso foi isolado e que reforçou as orientações à equipe, determinando que o profissional de saúde deva mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento.

Disse também que, no mesmo dia, uma equipe de saúde aplicou a dose no idoso e um boletim de ocorrência foi registrado. Em seguida, a técnica de enfermagem foi demitida e o caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal. (*) Com informações do G1 de São José do Rio Preto e Araçatuba



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.