Justiça Eleitoral convoca 590 mesários em Penápolis para o pleito em outubro
Política
Na microrregião, serão 425 que atuarão nos postos de votação
Ivan Ambrósio 17/09/2022A Justiça Eleitoral convocou 590 mesários para trabalhar em Penápolis nas eleições que acontecerão em 2 de outubro. A quantidade representa um aumento de mais de 10,4% do efetivo que serviu em 2018. Na época, foram 534 que atuaram nos postos de votação.
Conforme levantamento feito com base nas estatísticas disponibilizadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do grupo de mesários, 102 (17%) são voluntários. O restante, 488 (83%), são servidores públicos. Ainda segundo os números, as mulheres são maioria. Elas somam 469, representando 79% do total.
Homens serão 121 (21%). A faixa etária com maior número de representantes é que compreende de 40 a 44 anos, com 122. Penápolis ainda contará com dois mesários com idade entre 70 a 74. Está registrado, ainda, oito de 21 a 24, que são os mais jovens alistados.
MICRORREGIÃO
Na microrregião, foram convocados 425. Avanhandava lidera o ranking com 105, seguido por Barbosa (83), Glicério (61), Braúna e Luiziânia, ambas com 60 e, por fim, Alto Alegre (56). Em Araçatuba, serão 1.982 mesários. Birigui terá 1.060 e Andradina 517.
De acordo com a legislação, todos terão direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, sem perder o salário. Eles ainda ganharão auxílio-alimentação no dia da eleição, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.
Podem atuar eleitoras e eleitores com mais de 18 anos e que estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral. Ficam de fora dessa regra candidatas ou candidatos e respectivos parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau - irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós -, inclusive cônjuge.
Também não podem participar como mesários integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva. Caso haja segundo turno, a votação acontecerá no dia 30. Nesta edição, serão escolhidos senadores, deputados estaduais e federais, governadores e presidente. Os eleitos serão diplomados até 19 de dezembro.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.