FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Juventude penapolense aprova propostas e elege delegados durante Conferência

Cidade

Conferência teve a participação ativa dos jovens penapolenses na formulação de políticas públicas e diretrizes voltadas para a juventude

Evento contou com a participação de centenas de jovens estudantes penapolenses que discutiram políticas públicas para a juventude

Evento contou com a participação de centenas de jovens estudantes penapolenses que discutiram políticas públicas para a juventude. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A Prefeitura de Penápolis realizou na manhã de segunda-feira, 04, a Conferência Municipal da Juventude 2023, com a participação de centenas de jovens estudantes penapolenses que lotaram a plateia do NAC – Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Lúmine). Com o tema “Juventude, semeando o amanhã”, a Conferência teve a participação ativa dos jovens penapolenses na formulação de políticas públicas e diretrizes voltadas para a juventude. Ao todo, foram votadas e aprovadas 31 propostas enviadas anteriormente por formulário on-line. Também foram eleitos os delegados municipais da juventude: Ana Clara da Silva Santos e Antônio Augusto Ribeiro Hecht Parro.

O prefeito Caique Rossi parabenizou todos os estudantes presentes no evento e ressaltou que os jovens não são somente o futuro do país, mas sim o presente.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Leandro Tomaz Perez, agradeceu a participação dos estudantes e disse que era um dia especial para a juventude penapolense.

A mesa de autoridades ainda foi composta pela vereadora Profª Jandinéia Fernandes; pela secretária municipal de Educação, Profª Neira Maria Pereira Pinheiro; pela Dirigente Regional de Ensino de Penápolis, Profª Angélica Aparecida Silva de Lima e o Coordenador de Política para a Juventude da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Juliano Borges.


PALESTRA

A palestra de abertura da Conferência Municipal da Juventude 2023 foi feita pelo Coordenador de Política para a Juventude da Secretaria de Justiça e Cidadania, Juliano Borges, que na oportunidade, falou sobre o tem central do evento “Juventude, semeando o amanhã”.

Ele destacou a oportunidade dos jovens e estudantes penapolenses em participar das políticas públicas e diretrizes voltadas para a juventude, visando seu desenvolvimento integral e construindo uma sociedade participativa e inclusiva.

“É uma grande satisfação poder participar da Conferência da Juventude em Penápolis. Essa é a segunda conferência realizada no Estado de São Paulo, isso demonstra o interesse e apoio do município em promover políticas públicas para a juventude”, disse. Ele ainda falou sobre sua missão em trabalhar pela juventude, principalmente com uma visão estratégica e intersetorial, que contemple os jovens nas áreas da Educação, Esportes, Cultura, Segurança Pública, Desenvolvimento, entre outros setores.


ACLAMAÇÃO

Após a palestra, a Conferência seguiu sob a coordenação da comissão organizadora do evento, com a leitura de todas as propostas enviadas anteriormente por meio de formulário que ficou disponível na internet. Também houve abertura para inclusão de novas propostas. Todas as 31 propostas foram aprovadas por aclamação dos presentes.

Na sequência, foram apresentados os candidatos inscritos ao cargo de Delegado Municipal da Juventude, sendo: Ana Clara Silva Santos, Antônio Augusto Ribeiro Hecht Parro, Matheus dos Santos Costa e Wallacê de Freitas Cachipo. Os dois primeiros foram eleitos delegados por maioria dos votos. Eles representarão o município de Penápolis nas próximas fases das conferências.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Penápolis, com a coordenação da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e do Conselho Municipal da Juventude do município. A iniciativa também recebeu apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino e Fundação Educacional de Penápolis. (*) Com informações da Prefeitura


Confira as propostas aprovadas na Conferência da Juventude

1) MELHOR EDUCAÇÃO, RESPEITO COM TODOS, INCENTIVAR O LAZER, E FORMAR A JUVENTUDE NÃO SÓ PARA SER EMPREGADOS, MAS SIM EMPRESÁRIOS.

2) CURSO DE INFORMÁTICA VOLTADO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. ESTÁ BASTANTE EM ALTA E CONTRIBUI ALÉM DO CONHECIMENTO, COM GERAÇÃO DE RENDA.

3) PROJETO PARA EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO DO JOVEM SOBRE POLÍTICA E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, COM PALESTRAS, REUNIÕES DE DEBATES, PODENDO OCORRER ATÉ A QUESTÃO DE VEREADOR JOVEM ASSIM COMO JUNDIAÍ.

4) IMPLANTAÇÃO DE UM CAPS PARA ATENDER A POPULAÇÃO E ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA ADOLESCENTES ACIMA 12 ANOS.

4) CRIAÇÃO DE UM PARLAMENTO JUVENIL, PARA DAR VOZ A JUVENTUDE DO MUNICÍPIO.

5) CRIAÇÃO DE UM CENTRO (OU ESPAÇO) CULTURAL COM CURSOS (GAMERS, BARBEARIA, ESTÉTICA, MUSICALIZAÇÃO ENTRE OUTRAS, AULAS DE DANÇAS, CAPOEIRA, INFORMÁTICA ( EXCEL), LÍNGUAS ENTRE OUTRAS) E CURSOS PROFISSIONALIZANTES.

6) ESPAÇO PARA PROMOVER AULAS GRATUITAS PREPARATÓRIAS PARA VESTIBULARES E TESTES VOCACIONAIS

7) PARCERIAS COM EMPRESAS LOCAIS PARA MAIOR CONTRATAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES NO MUNICÍPIO.

8) AÇÕES CULTURAIS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA TRABALHAR COM OS JOVENS DENTRO DAS ESCOLAS, SOBRE CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E RESGATAR O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO.

9) EFETIVAR A COORDENADORIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DA JUVENTUDE, CRIADA PELA LEI 1368/2005;

10) APROVAR E EFETIVAR O SISTEMA MUNICIPAL DE JUVENTUDE (COORDENADORIA, CONSELHO, FUNDO E PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE);

11) IMPLANTAR A INSCRIÇÃO ONLINE PARA O PROGRAMA AUXÍLIO COMBUSTÍVEL, BEM COMO, EXTINGUIR O PAGAMENTO DA TAXA DE PAGAMENTO;

12) IMPLANTAR NO MUNICÍPIO DE PENÁPOLIS, LEI DE FOMENTO MUNICIPAL DE CULTURA, COM PERCENTUAL DE 10% DO ORÇAMENTO TOTAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, PROGRESSIVAMENTE NOS PRÓXIMOS 10 ANOS;

13) GARANTIR NOS PRÓXIMOS 10 ANOS, 2% DO ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA;

14) GARANTIR PERCENTUAIS DOS EDITAIS DE CULTURA, PARA JOVENS DE 18 A 29 ANOS;

15) CRIAR PROGRAMA MUNICIPAL PARA GARANTIR ACESSO AO 1º EMPREGO;

16)  CRIAR PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO DO ESPORTE (BOLSA ATLETA) PARA JOVENS PENAPOLENSES;

17) CRIAR UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IDIOMAS, GARANTINDO ACESSO A TODOS OS JOVENS DE 15 A 29 ANOS, COM A PRIORIDADE, AOS JOVENS DE VULNERABILIDADE SOCIAL;

18) GARANTIR NO PPA, LDO, LOA, ORÇAMENTO ESPECIAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE;

19) INSTITUIR DE FORMA PERMANENTE O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA JUVENTUDE, COM REUNIÕES DE ESCUTA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, BEM COMO, ASSOCIAÇÕES E CLUBES DE SERVIÇOS DE APOIO A JOVENS DE 15 A 29 ANOS;

20) ESTABELECER COTAS COM PERCENTUAL MÍNIMO DE 10%, PARA JOVENS DE 15 E 29 ANOS, EM CONCURSOS PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DO MUNICÍPIO DE PENÁPOLIS;

21) A JUVENTUDE NECESSITA DE MAIS ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO, POR ISSO, É NECESSÁRIO TER MAIS CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS, TAIS COMO INFORMÁTICA, ROBÓTICA, ARTE, AGRÍCOLA, CONTABILIDADE, CULINÁRIA, GESTÃO DE QUALIDADE. A PREFEITURA PODE DISPONIBILIZAR CURSOS DE FÉRIAS PARA ESTUDANTES E FAZER PARCERIA PÚBLICO PRIVADO COM EMPRESAS PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE CURSOS.

22) A RECONSTRUÇÃO DE CENTROS DE LAZER PARA A POPULAÇÃO PENAPOLENSE É ESSENCIAL. CONTRIBUI PARA UM DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, TORNANDO-AS ATIVAS E LONGE DE DROGAS E VIOLÊNCIA. DURANTE OS MESES DE FÉRIAS SERIA VIÁVEL TER PROJETOS E JOGOS E CAMPEONATOS DE BAIRROS NOS CENTROS, COM DIVISÃO DE IDADE E GÊNEROS.

23) AS ESCOLAS MUNICIPAIS PODEM DESENVOLVER SEMANAS CULTURAIS E/OU FEIRAS CULTURAIS ABERTAS AO PÚBLICO. UM GRUPO DE PROFESSORES DA SEDE ESCOLAR SERÁ FEITA PARA AVALIAR OS TRABALHOS E O VENCEDOR DEVERÁ APRESENTAR O TRABALHO EM NÍVEL MUNICIPAL. PORTANTO, O ESPAÇO PÚBLICO SERÁ OCUPADO COM TRABALHOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PENAPOLENSES, DEMONSTRANDO AOS CIDADÃOS SEUS CONHECIMENTO E PROTAGONISMO JUVENIL.

24) CONSTRUÇÃO DE MAIS ESPAÇOS DE INFORMATICA PARA CURSOS DA AREA DE T.I E PROGRAMAÇÃO, A IDEIA E FORMAR UMA GERACAO CAPACITADA PARA ATUAR NO MEIO DE TECNOLOGIA

25) DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO, CRIATIVO E CULTURA. PORTANTO, É ESSENCIAL O DESENVOLVIMENTO DE FEIRAS CULTURAIS, INICIANDO-SE NAS ESCOLAS. AS ESCOLAS MUNICIPAIS PODEM DESENVOLVER SEMANAS CULTURAIS E/OU FEIRAS CULTURAIS ABERTAS AO PÚBLICO. UM GRUPO DE PROFESSORES DA SEDE ESCOLAR SERÁ FEITA PARA AVALIAR OS TRABALHOS E O VENCEDOR DEVERÁ APRESENTAR O TRABALHO EM NÍVEL MUNICIPAL. PORTANTO, O ESPAÇO PÚBLICO SERÁ OCUPADO COM TRABALHOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PENAPOLENSES, DEMONSTRANDO AOS CIDADÃOS SEUS CONHECIMENTO E PROTAGONISMO JUVENIL.

26) PROPONHO A IMPLEMENTAÇÃO DE PLACAS FOTO VOLTAICAS NAS ESCOLAS PARA SER UTILIZADA POR TODA UNIDADE ESCOLAR, E A LONGO PRAZO ESSE PROJETO DEVE SER ESTENDIDO POR TODOS OS ÓRGÃOS MUNICIPAIS A FIM DE AMPLIAR A ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL COM OBTENÇÃO DE RETORNO ECONÔMICO

27) IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA EXCEDENTE DOS BEBEDOUROS DAS ESCOLAS, ASSIM COMO UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA PARA SER UTILIZADO NA IRRIGAÇÃO E NA LIMPEZA DAS UNIDADES ESCOLARES

28) PROJETO CONSISTE EM UMA PARCERIA DA PREFEITURA COM A.A.(ALCOÓLATRAS ANÔNIMOS) E GRUPOS DE COMBATE AO TABAGISMO, QUE VÃO CONTRIBUIR COM SUAS EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DE PALESTRAS NAS ESCOLAS, COM O INTUITO DE CONSCIENTIZAR OS PERIGOS DAS DROGAS LÍCITAS NA JUVENTUDE.

29) PENÁPOLIS CRIAR UM SISTEMA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A JUVENTUDE PENAPOLENSE. O SISTEMA É CONSTITUÍDO PELOS SEGUINTES ÓRGÃOS, CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE (JÁ EXISTENTE), COMITÊ GESTOR DE POLÍTICAS DE JUVENTUDE (A DE SER CRIADO) E O FUNDO MUNICIPAL DA JUVENTUDE (A DE SER CRIADO)

30) AMPLIAÇÃO DO DEBATE NO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE.

31) REVITALIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES PÚBLICOS FREQUENTADO PELA JUVENTUDE



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.