Laboratórios não têm kits para exames do Covid-19
Cidade
Em nenhum deles há previsão para restabelecer os estoques no momento
Carlos Netto 20/03/2020O kit para diagnóstico de coronavírus está em falta nos principais laboratórios da rede particular de Penápolis. Nem mesmo os parceiros, instalados em grandes centros do Estado, têm disponibilizado o material para atender a demanda local.
Em contato com os laboratórios Domingues Cruz, Tetsuo Mandai e Ivan Sammarco, a reportagem do INTERIOR foi informada que não existem materiais disponíveis para realização dos testes, devido, principalmente, ao aumento da procura. Em nenhum deles há previsão para restabelecer os estoques no momento.
O especialista em análises clínicas, Ivan Sammarco, responsável pelo laboratório que leva seu nome, disse que não existe matéria prima disponível, e em todos os contatos que manteve com os parceiros, a previsão é receber os kits na segunda quinzena de abril.
“Não tem, não conseguimos nada. Ligamos para todos, mas nenhum tem kit para fornecer, o que inviabiliza qualquer exame por aqui”, explicou. Para o bioquímico Evandro Lemos Domingues, um dos responsáveis pelo Domingues Cruz, a resposta dos parceiros é praticamente a mesma para todos, pois a prioridade agora é atender aos hospitais que têm pacientes internados e com sintomas.
“Não existe previsão de material para os laboratórios, então não estamos realizando os exames, mesmo com a procura existindo”, relatou. No Tetsuo Mandai, a situação é a mesma, pois não existe kit para os exames e a previsão de chegada pode ocorrer na segunda quinzena de abril ou início de maio, segundo o bioquímico Kleber Tetsuo, responsável pelo empreendimento.
A reportagem ainda constatou que, em razão da crescente procura, os laboratórios da capital que ainda fornecem os kits, estão priorizando os hospitais que têm pacientes mais graves e hospitalizados. No município, nenhum deles informou sobre os valores dos exames, mas um disse que, somente o kit, pode custar cerca de R$ 200.
COLETA
O teste para coronavírus se dá com a coleta de materiais respiratórios - aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e do nariz -, sendo feita em casa para evitar a circulação de possíveis infectados nas ruas e unidades. Só é possível a realização do exame com pedido médico assinado e carimbado pelo especialista.
Apesar de a ANS (Agência Nacional de Saúde) aprovar a inclusão dos testes de coronavírus na cobertura dos planos de saúde, alguns laboratórios só realizam o atendimento com realização de pagamento na hora. Em Penápolis, mesmo com a crescente demanda, os laboratórios não conseguem atender pacientes que procuram as unidades, e mesmo que quisessem não há kits disponíveis para realização do exame.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.