Lactário promove palestra sobre câncer de mama dia 8
Cidade
Evento acontece no auditório do Sindicato Rural de Penápolis a partir das 19h30
Ivan Ambrósio 03/10/2019A Associação Feminina de Proteção à Infância Lactário Dília Ribeiro promove, na próxima terça-feira (8), uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama.
O evento, que acontecerá a partir das 19h30 no auditório do Sindicato Rural de Penápolis, na avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 530, no Centro, faz parte do “Outubro Rosa”, mês em que ações são voltadas sobre o assunto em todo o território nacional.
A palestra será feita pelo médico mastologista Paulo Gil Katsuda, considerado referência no Brasil na área. Esta é a 4ª vez que o especialista vem a cidade abordar o tema. De acordo com Cristina Delboni, voluntária do Lactário, o objetivo é esclarecer algumas dúvidas e orientar, especialmente às mulheres, sobre a prevenção.
“Infelizmente, o câncer de mama é algo que ainda causa insegurança e, pelo fato do médico especialista no assunto, as pessoas gostaram dos encontros anteriores e, com isso, novamente fizemos um convite a ele participar desse encontro, tendo aceitado de prontidão”, disse.
PÚBLICO
Ela acrescentou que a participação na palestra é gratuita e voltada para mães e voluntárias da entidade, além de profissionais da saúde e todos aqueles que tenham interesse pelo assunto.
“O envolvimento de todos é muito importante, principalmente por se tratar de uma doença que atinge tantas mulheres no Brasil. Além disso, a família é algo imprescindível no apoio às mulheres diagnosticadas com a doença, pois sabemos que não é um processo fácil e bem aceito”, destacou.
Delboni lembrou que os encontros anteriores surtiram efeitos positivos. “Além de nos falarem que gostaram e que aprenderam muito sobre a doença e sua prevenção, tivemos três casos registrados em pessoas muito próximas do Lactário, com as quais passamos a acompanhar este momento de dificuldade. Desta forma, percebemos a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e do apoio”, finalizou.
BRASIL
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Ele também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50. Estatísticas indicam aumento nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, enquanto outros, não. A maioria tem bom prognóstico.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.