Lar Vicentino cancela visitas e órgãos mudam atendimento
Cidade
Restrição é válida somente para grupos de escolas e igrejas, que geralmente reúnem mais pessoas.
Ivan Ambrósio 17/03/2020O Lar Vicentino de Penápolis confirmou, na tarde de ontem (16), que estão proibidas as visitas aos idosos abrigados na instituição, em razão da pandemia do coronavírus. A restrição é válida somente para grupos de escolas e igrejas, que geralmente reúnem mais pessoas.
A administração da entidade informou, também que, oficialmente, as rezadeiras e bordadeiras estarão suspensas por tempo indeterminado, ficando permitidas somente as visitas de familiares durante os períodos determinados. Também estão paralisadas as atividades do programa centro-dia, onde os idosos passam o dia todo participando das atividades promovidas pelo lar, das 7h30 às 16h30.
Os responsáveis estão sendo informados sobre os novos procedimentos, para se adequarem às novas determinações. A direção também cancelou as missas que são realizadas aos sábados.
Já no 289ª Zona Eleitoral de Penápolis, que atende os municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia, o atendimento está suspenso. A Santa Casa, por enquanto, manterá o horário de visita aos pacientes internado na unidade.
DIOCESE
A Diocese de Lins, que atende três regiões pastorais (Lins, Penápolis e Pirajuí), em comunicado, enviou orientações aos párocos e demais religiosos. Dentre as medidas a serem adotadas, estão a de omitir a saudação da paz, bem como o costume de rezar a oração do Pai-Nosso de mãos dadas; distribuir a sagrada comunhão eucarística somente sob a espécie de pão, na mão do fiel e evitar levar a comunhão nas casas dos enfermos e idosos (analisar cada caso).
Além disso, nas comunidades de fé e em outros ambientes eclesiais, redobrar os cuidados com a limpeza e facilitar para que os fiéis tenham acesso a álcool em gel se possível; manter ventilados os locais onde acontecem as celebrações litúrgicas e, quando possível, organizar celebrações em espaços abertos, especialmente as que reúnem mais pessoas.
Também estão suspensas, por 15 dias, a realização de encontros, formações, assembleias, seminários e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas; mutirão de confissões nas comunidades paroquiais e foranias e atividades no âmbito da catequese, dentre outros pontos.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.