Legionários se reúnem no Santuário São Francisco de Assis para o Centenário da Legião de Maria
Religião
Será rememorado o dia foi realizada a 1ª reunião da Legião de Maria
Gilson Ramos 07/09/2021A Legião de Maria comemora 100 anos de fundação neste 7 de setembro. O movimento mariano, que nasceu em 1921 na Irlanda, chegou ao Brasil em 1951 e, desde então, espalhou-se pelo país. No âmbito da Diocese de Lins, haverá em Penápolis, no Santuário São Francisco de Assis, às 9h, Missa Solene reunindo Legionários e representantes das três regiões pastorais diocesana.
Será um momento de alegria, de celebração e de ação de graças. Com essa celebração será rememorado o dia que em 1921 foi realizada a primeira reunião da Legião de Maria. “Como diocese estaremos reunidos com representantes das três regiões pastorais para celebrar essa ação de graças”, informou um dos organizadores da celebração diocesana, Regilson de Almeida.
De acordo com ele, por conta de compromissos de agenda, o bispo Dom Francisco Carlos não estará presente, porém enviou mensagem a todos os legionários. A Santa Missa será presidida pelo assessor diocesano da associação Padre Leonardo Amaral, pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Lins. A Diocese é formada por 23 municípios e 43 paróquias. A sede diocesana é em Lins e tem como bispo Dom Francisco Carlos da Silva.
Ainda conforme Regilson, nesta ocasião, os legionários presentes irão renovar a sua consagração individual, que anualmente são convidados a realizarem na cerimônia da Acies (sempre celebrada nas proximidades da Festa da Anunciação de Jesus - 25/03) e, por conta da pandemia, nestes dois anos não aconteceu.
“Será o primeiro momento celebrativo que como diocese iremos unir nossos legionários desde o início da Pandemia”, salientou o legionário. “A liturgia deste dia será um grande momento de louvor, ação de graças e memória de tantos que passaram por nossos fileiras legionários e rezaremos também por tantos legionários que perderam suas vidas por conta da Covd-19 e por quantos que estão firmes a linha de frente sendo também sinais da presença da Igreja na vida de tantos irmãos”, finalizou.
LEGIÃO DE MARIA
Fundada por Frank Duff, a Legião de Maria é uma associação internacional de fiéis que deu os primeiros passos em 7 de setembro de 1921, em Dublin, na Irlanda. O movimento, que rapidamente se espalhou pelo mundo, está há 70 anos no Brasil. Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias.
A primeira delas, chamada de auxiliares, estão os fiéis que se comprometem a rezar diariamente as orações legionárias. Já os ativos devem participar das reuniões semanais do Praesidium (grupo legionário) ao qual pertencem, rezar diariamente a Catena e desenvolver os trabalhos próprios do movimento, que são, por exemplo, as visitas aos idosos, aos doentes, aos hospitais, às cadeias, às famílias e aos asilos.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.