Leitos covid-19 adulto da Santa Casa de Birigui estão todos ocupados
Região
Pacientes estão sendo transferidos para Penápolis, que é referência para Birigui conforme acordo com o Estado
Da Redação 13/06/2020Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de isolamento destinados a pacientes adultos suspeitos ou confirmados para a covid-19 estão todos ocupados na Santa Casa de Birigui (SP). Entre quinta e sexta-feira (12), quatro pacientes foram encaminhados para Penápolis e outros dois casos aguardavam vagas para transferência.
A informação é da diretoria do hospital, em resposta a questionamentos da reportagem, após denúncias de suposto “caos” na unidade hospitalar por conta do novo coronavírus, falta de leitos para atendimento e transferência de pacientes.
O hospital confirma parte das informações, mas nega qualquer problema nos atendimentos, que seguem acordo firmado com o DRS (Departamento Regional e Saúde), órgão da Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com a unidade de saúde, há 18 leitos para covid-19 na Santa Casa, sendo quatro leitos de UTI, oito clínicos (isolamento) e seis de pediatria clínico. Na tarde desta sexta-feira, os quatro leitos de UTI-Covid e os oito clínicos estavam ocupados, por isso foi necessária a transferência de adultos que chegaram ao hospital.
Há ainda quatro leitos de UTI-Geral destinados a outras enfermidades. Hoje, três desses leitos estavam ocupados.
REFERÊNCIA
A Santa Casa rebate a informação de que hospitais de Araçatuba e São José do Rio Preto estariam rejeitando os pacientes de Birigui.
Conforme o hospital, Penápolis é referência para Birigui no atendimento de covid-19. Assim, quando não há mais vagas no município, seja para UTI ou isolamento, os pacientes devem ser encaminhados para Penápolis e vice-versa.
Como em Penápolis foi montado um hospital de campanha, com dez leitos de UTI equipados com respiradores e 20 leitos de enfermaria, eles possuem, atualmente, mais vagas do que Birigui.
SAÚDE
Em áudio divulgado por WhatsApp, a secretária de Saúde de Birigui, Marian Nakad, chama de “fake news” as informações que circularam pelas redes sociais nesta sexta. Afirma que os atendimentos estão normais e que não há “caos”.
Na mensagem, no entanto, confirma que foi feita a transferência de quatro pacientes de Birigui para Penápolis, que possui hospital de campanha referenciado.
Pede ainda que as pessoas continuem tomando cuidados, com a utilização de máscaras e evitando aglomerações.
BOLETIM
Conforme boletim epidemiológico desta sexta, Birigui tem 83 casos confirmados de covid-19, sendo 62 pacientes já curados. A maioria dos contaminados é profissional da área da saúde: 45.
Outros 258 casos estão em investigação – 32 deles aguardando resultado de exame. O restante é classificado como síndrome gripal e não passa por coleta de material para exame. A indicação é apenas de tratamento domiciliar.
Duas pessoas morreram com a doença do novo coronavírus e um óbito ainda está em investigação.
HOSPITAL RECEBE CINCO NOVOS RESPIRADORES
A Santa Casa de Birigui recebeu, no final da tarde de quinta-feira (11), cinco respiradores (ventiladores mecânicos). Os equipamentos foram enviados pelo governo de São Paulo e serão destinados a novos leitos para tratamento de covid-19.
Com os novos equipamentos serão cadastrados mais cinco leitos de UTI-Covid, somando nove exclusivos para o tratamento da doença. A medida será feita na segunda-feira (15), pois hoje não teve expedição de órgão público.
Conforme informações da Prefeitura de Birigui, a Santa Casa adquiriu outros dois equipamentos. A reportagem não conseguiu confirmar se eles também serão exclusivos para covid-19.(*) Por Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.