Ligações para o 193 dos bombeiros serão atendidas, a partir de agora, em Bauru
Polícia
Cidade a 152 quilômetros de Penápolis concentrará atendimentos no Interior
Ivan Ambrósio 19/11/2020Assim como ocorreu com o atendimento da Polícia Militar, por meio do 190 e que, há anos, passou a ser centralizado em Araçatuba, os chamados pelo 193, número de emergência do Corpo de Bombeiros da região – incluindo o posto de Penápolis - serão feitos, a partir de agora, em Bauru, cidade a 152 quilômetros.
A mudança, em vigor desde o dia 11 deste mês, faz parte do decreto 65.096, de 28 de julho, publicado pelo governo estadual, com o objetivo de centralizar em apenas uma cidade as ligações de diversas áreas do Interior de São Paulo. Além dos bombeiros, a medida reestrutura ainda a organização das polícias Militar, Rodoviária e Ambiental.
MUDANÇA
Com a mudança, quando o usuário entrar em contato com a corporação, ao invés de cair para o posto local, agora o telefonema será atendido em Bauru, que concentrará, também, os atendimentos das regiões de Marília, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, correspondendo a uma população de aproximadamente 10 milhões de pessoas.
O atendimento continua sendo o habitual. Caso o usuário tenha uma emergência, o caso é repassado via sistema para Penápolis, que atende a ocorrência, enviando as viaturas e soldados para o local, o que poderá demorar mais, já que os atendentes precisarão ter informações mais detalhadas, como endereços e referências, por exemplo. Além de Bauru, as outras sedes de atendimentos das ligações dos bombeiros estarão em Campinas, Guarujá e na Capital.
Segundo apurado pela reportagem, apesar das ligações não serem mais atendidas na região, o setor operacional de atendimento da cidade continuará funcionando para despachos de ocorrência e no trabalho em conjunto com o Comando de Bombeiros Interior (CBI-2) de Bauru.
A reportagem entrou em contato com o comando estadual do Corpo de Bombeiros para saber o motivo da unificação, se ela não comprometeria o tempo da viatura e das equipes chegarem a alguma ocorrência e a quantidade de chamados que o Posto de Bombeiros de Penápolis atende mensalmente mas, até o fechamento desta edição, não houve resposta.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.