FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Linhas e horários de ônibus são reduzidos no Terminal

Cidade

Administração estuda novo estacionamento para Terminal

Com exceção de duas empresas que estão em fase de mudança de agenciadores, as demais utilizam guichês terceirizados

Com exceção de duas empresas que estão em fase de mudança de agenciadores, as demais utilizam guichês terceirizados. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Terminal Rodoviário ‘Lourenço Tonello’ de Penápolis vê, ao longo dos últimos anos, o número de empresas de ônibus reduzindo ofertas de horários e itinerários, e até mesmo deixando de usar o terminal para embarque/desembarque de passageiros.

A reportagem apurou que o argumento usado pela maioria das empresas para justificar essas reduções está ligado à contenção de despesas, pois o custo fica elevado quando um veículo de 50 lugares leva menos da metade.

Em Penápolis, um exemplo é a Viação Garcia, que tinha dois horários com destino a Londrina. Hoje, com a redução de passageiros, o trajeto foi reduzido a um horário pela manhã.

A Garcia que, como a Andorinha e outras de grande porte tinha guichê exclusivo, foi terceirizado para que o contratado pudesse trabalhar com mais empresas. Sempre que ouvidas, as empresas alegam que a extinção dos horários está relacionada a pouca procura dos passageiros.

Argumentam que promovem estudos, e que o levantamento apresenta números insuficientes de usuários para custear os serviços – manutenção, combustível e demais encargos.

O Terminal Rodoviário é administrado pela Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis, que foi ouvida pelo INTERIOR, por meio da secretaria de Comunicação (Secom).

Indagada sobre como a administração vê a redução no número de linhas, a pasta confirmou que isso não ocorre só em Penápolis, sendo uma tendência nacional. Segundo relatos das próprias empresas, a redução é ocasionada pela queda no número de passagens, ampliação da isenção ou redução de taxas, sendo um exemplo disso o número de idosos que viajam de graça, ou com desconto.


EMPRESAS

No Terminal de Penápolis, no momento, são sete empresas interestaduais atuando para várias regiões. Entre elas estão a Viação Garcia, Guerino Seiscento, Gontijo, Viação Lopestur, Nobre, Viação São Luiz e Reunidas Paulista.

Com exceção das empresas São Luiz e Cruz, que estão em fase de mudança de agenciadores, todas as demais utilizam guichês terceirizados. Em relação às empresas intermunicipais que atuam em Penápolis, com itinerários para municípios da Comarca e região, a Administração informou que são seis.

Constam no roteiro a Andorinha, Guerino Seiscento, Reunidas Paulista, Empresa Cruz, Expresso de Prata e Viação Adamantina. A estrutura disponível aos usuários do terminal consta de lojas, bares, agências de passagens e outros.

Atualmente são sete guichês alugados, duas lojas e dois bares. Os guichês são alugados por R$ 371, as lojas, por R$ 800, e as lanchonetes por R$ 1,5 mil, em média. Recentemente um box (bar) foi disponibilizado em concorrência para aluguel, e está em fase de licitação.

Em relação às taxas de embarque existem valores diferenciados, sendo que para o transporte interestadual a taxa é de R$ 6,69. Para intermunicipal as taxas variam entre R$ 0,92, R$ 1,64, R$ 3,63.


ESTACIONAMENTO

Somadas a essas reduções de horários, itinerários, redução no número de passageiros, entre outras situações, o Terminal Rodoviário de Penápolis também vê problemas com a falta de estacionamento para veículos que levam passageiros para embarque, ou que esperam por quem vai desembarcar.

Essa situação foi apresentado pela reportagem, tendo a administração afirmado que os horários de picos variam durante o mês, geralmente em períodos de recebimento de salários, havendo um grande movimento em função da proximidade do terminal com uma casa lotérica.

Sobre a comodidade que poderia ser oferecida aos usuários do terminal, como a instalação de bancos mais confortáveis, salas de espera, lanchonete com mesas, a administração informou existe um projeto em desenvolvimento, no setor de engenharia, para reforma do Terminal e criação de novo estacionamento.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.