Linhas e horários de ônibus são reduzidos no Terminal
Cidade
Administração estuda novo estacionamento para Terminal
Carlos Netto 03/11/2019O Terminal Rodoviário ‘Lourenço Tonello’ de Penápolis vê, ao longo dos últimos anos, o número de empresas de ônibus reduzindo ofertas de horários e itinerários, e até mesmo deixando de usar o terminal para embarque/desembarque de passageiros.
A reportagem apurou que o argumento usado pela maioria das empresas para justificar essas reduções está ligado à contenção de despesas, pois o custo fica elevado quando um veículo de 50 lugares leva menos da metade.
Em Penápolis, um exemplo é a Viação Garcia, que tinha dois horários com destino a Londrina. Hoje, com a redução de passageiros, o trajeto foi reduzido a um horário pela manhã.
A Garcia que, como a Andorinha e outras de grande porte tinha guichê exclusivo, foi terceirizado para que o contratado pudesse trabalhar com mais empresas. Sempre que ouvidas, as empresas alegam que a extinção dos horários está relacionada a pouca procura dos passageiros.
Argumentam que promovem estudos, e que o levantamento apresenta números insuficientes de usuários para custear os serviços – manutenção, combustível e demais encargos.
O Terminal Rodoviário é administrado pela Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis, que foi ouvida pelo INTERIOR, por meio da secretaria de Comunicação (Secom).
Indagada sobre como a administração vê a redução no número de linhas, a pasta confirmou que isso não ocorre só em Penápolis, sendo uma tendência nacional. Segundo relatos das próprias empresas, a redução é ocasionada pela queda no número de passagens, ampliação da isenção ou redução de taxas, sendo um exemplo disso o número de idosos que viajam de graça, ou com desconto.
EMPRESAS
No Terminal de Penápolis, no momento, são sete empresas interestaduais atuando para várias regiões. Entre elas estão a Viação Garcia, Guerino Seiscento, Gontijo, Viação Lopestur, Nobre, Viação São Luiz e Reunidas Paulista.
Com exceção das empresas São Luiz e Cruz, que estão em fase de mudança de agenciadores, todas as demais utilizam guichês terceirizados. Em relação às empresas intermunicipais que atuam em Penápolis, com itinerários para municípios da Comarca e região, a Administração informou que são seis.
Constam no roteiro a Andorinha, Guerino Seiscento, Reunidas Paulista, Empresa Cruz, Expresso de Prata e Viação Adamantina. A estrutura disponível aos usuários do terminal consta de lojas, bares, agências de passagens e outros.
Atualmente são sete guichês alugados, duas lojas e dois bares. Os guichês são alugados por R$ 371, as lojas, por R$ 800, e as lanchonetes por R$ 1,5 mil, em média. Recentemente um box (bar) foi disponibilizado em concorrência para aluguel, e está em fase de licitação.
Em relação às taxas de embarque existem valores diferenciados, sendo que para o transporte interestadual a taxa é de R$ 6,69. Para intermunicipal as taxas variam entre R$ 0,92, R$ 1,64, R$ 3,63.
ESTACIONAMENTO
Somadas a essas reduções de horários, itinerários, redução no número de passageiros, entre outras situações, o Terminal Rodoviário de Penápolis também vê problemas com a falta de estacionamento para veículos que levam passageiros para embarque, ou que esperam por quem vai desembarcar.
Essa situação foi apresentado pela reportagem, tendo a administração afirmado que os horários de picos variam durante o mês, geralmente em períodos de recebimento de salários, havendo um grande movimento em função da proximidade do terminal com uma casa lotérica.
Sobre a comodidade que poderia ser oferecida aos usuários do terminal, como a instalação de bancos mais confortáveis, salas de espera, lanchonete com mesas, a administração informou existe um projeto em desenvolvimento, no setor de engenharia, para reforma do Terminal e criação de novo estacionamento.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.