JOVEM PAN PENÁPOLIS

Macro 2 se tornará ponto de referência para atendimento da Covid-19

Saúde

Unidade passará a receber pessoas que apresentem sintomas da doença

Macro 2, o popular Postão, passará a atender, exclusivamente, pessoas que estejam com a Covid

Macro 2, o popular Postão, passará a atender, exclusivamente, pessoas que estejam com a Covid. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Macro 2 de Saúde, o popular Postão, que fica no cruzamento da avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, com a rua Fernando Ribeiro de Barros, se tornará mais um posto exclusivo para atendimento às pessoas que apresentem algum sintoma da Covid-19, o novo coronavírus.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, na manhã de ontem (26), pelo prefeito Caíque Rossi (PSD) e o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho. A previsão é que o início dos atendimentos aconteçam nas próximas semanas, sendo de segunda à sexta, das 7h às 19h.

“Estenderemos o horário de funcionamento da Macro, que se tornará mais um local de apoio ao pronto-socorro, que continuará recebendo às pessoas, porém, a ideia é que o fluxo diminua e a unidade passa a atender mais casos de urgência e emergência”, disse o chefe do Executivo.

Já aos finais de semana e feriados, os atendimentos volta a ser centralizado no PS. A medida não tem data para ser finalizada. No Postão, conforme explicou o secretário, será feito o atendimento primário e testagens, conforme determinação médica.

“Já temos todos os materiais adquiridos e estamos definindo as escalas de trabalho das equipes, que serão compostas por médicos, enfermeiros e técnicos”, destacou. Ele ainda reforçou que a unidade atenderá apenas casos de coronavírus. “Os demais pacientes serão realocados para as demais Macros e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), evitando, assim, contágio”, ressaltou.


CAMPANHA

Caíque aproveitou para fazer um balanço da campanha “Unidos pela Vida”, com o objetivo de ampliar a arrecadação de recursos para custeio da Santa Casa. “Já conquistamos R$ 1 milhão em doações de equipamentos, medicamentos, insumos, produtos de limpeza, EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e, desde já, agradeço a todos que, solidariamente, abraçaram essa nobre causa”, observou.

As ações continuam e os interessados em colaborar podem entrar em contato na Prefeitura pelo telefone (18) 3654-2500, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. “Além disso, parabenizo a união dos prefeitos da microrregião que, desprovidos da vaidade, não medem esforços em busca de novas conquistas para o hospital”, completou.

Caíque analisou que, até então, o hospital tinha 18 respiradores - três emprestados e cinco quebrados. “Com essa ação, conseguimos outros 19, sendo quatro comprados pela Prefeitura, dez destinados pelo governo federal e cinco por empresários locais. Ficamos imensamente felizes pela marca alcançada”, afirmou.


LEITOS

O chefe do Executivo penapolense reforçou que o trabalho continua e, agora, a busca da administração é em credenciar mais leitos para o envio de repasses do Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, a Santa Casa possui 18 unidades de UTI para a população.

Com a chegada de novos respiradores, alguns aparelhos poderão ficar disponíveis para serem usados em uma situação de emergência, tendo condições de se tornarem novos leitos. No entanto, o secretário alertou que não adianta a criação, se a população não se conscientizar sobre a importância da prevenção.

“Podemos ter inúmeros leitos, mas se cada um não fizer sua parte, eles jamais serão suficientes para atender a demanda. Por isso, é muito importante que todos sigam as recomendações de distanciamento, isolamento e uso de máscara e álcool”, finalizou.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.