FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Macro IV atende mais de 140 homens em evento do Novembro Azul

Saúde

Participantes também puderam fazer testes para doenças como HIV, sífilis, hepatites B e C

Homens da comunidade aproveitaram para fazer uma série de exames importantes, entre eles o PSA

Homens da comunidade aproveitaram para fazer uma série de exames importantes, entre eles o PSA. Foto: Imagem/PMP

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Em alusão à Campanha Novembro Azul, as unidades de saúde de Penápolis têm intensificado a mensagem da prevenção a fim de sensibilizar os homens da comunidade para a necessidade do exame que detecta o câncer de próstata.

Na última quinta-feira (14), por exemplo, a Macro de Saúde IV, situada na região do Jardim Planalto, promoveu diversas ações voltadas para a população masculina. Quem compareceu pôde realizar a coleta de sangue para o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que aponta possíveis alterações na próstata, entre elas o câncer.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste dia específico foram atendidos 143 homens com mais de 40 anos, idade recomendada para a prevenção periódica da doença.

Os homens atendidos por essas unidades também puderam participar de orientações sobre o exame específico, assim como todos os demais exames de rotina que possibilitam um diagnóstico precoce das doenças.

Além disso, os participantes também puderam fazer testes para doenças como HIV, sífilis, hepatites B e C. Também houve aferição da pressão arterial e testes de glicemia, para verificação dos níveis de açúcar no sangue.

O Serviço Municipal de Odontologia também se engajou no evento e participou com a avaliação bucal, possibilitando orientações e encaminhamentos necessários para detecção do câncer na boca, outra importante demanda da saúde pública.

Segundo informou a médica da unidade, Uigna Azevedo, os resultados dos exames devem ser concluídos em aproximadamente 20 dias.

“Os resultados desses exames serão entregues aos pacientes através dos agentes comunitários de saúde da região. Em caso de necessidade, os mesmos pacientes serão encaminhados para tratamento e acompanhamento da equipe de saúde”, explicou ela.

A médica reforçou a necessidade dos cuidados com a saúde, já que o câncer de próstata é um dos mais freqüentes entre os homens. (*) Com informações Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.