Macros I e IV passam a funcionar até as 21h em apoio ao Pronto Socorro
Saúde
Medida faz parte do programa “Triângulo da Saúde” para ampliar o atendimento da atenção primária
Da Redação 01/03/2024A partir de segunda-feira, dia 4 de março, as Macros I (Eldorado) e IV (Planalto) passam a atender até as 21h, como uma extensão do atendimento do Pronto Socorro Municipal. A medida faz parte do programa “Triângulo da Saúde” para ampliar o atendimento da atenção primária e interligar as unidade de pronto atendimento e de urgência e emergência.
O início do programa “Triângulo da Saúde” foi anunciado nesta quinta-feira (29), em uma coletiva de imprensa, com a presença do prefeito Caique Rossi, a vice Mirela Fink, vereadores e secretários municipais, servidores e órgãos da imprensa. Segundo o prefeito, este é um compromisso de sua gestão para a melhoria da saúde pública.
“O Triângulo da Saúde é uma iniciativa de humanização, de levar a saúde pública mais perto da população. Avaliamos que as Macros I e IV atendem duas região muito populosas, com uma alta demanda de pacientes, e por isso, ampliamos seu horário de atendimento”, explicou o prefeito.
DESCENTRALIZAÇÃO
A vice-prefeita Mirela Fink destacou que o Triângulo da Saúde é uma ação de descentralização do atendimento da saúde. “Estamos resgatando a saúde primária. Agora, os moradores não precisarão se deslocar para o Pronto Socorro, pois terão todo o atendimento mais próximo de suas casas"- afirmou.
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, explicou que as Macros I e IV serão uma extensão do Pronto Socorro Municipal para atendimentos de casos de dor aguda. As unidades contarão com equipe médica, com clínico geral, e equipe de enfermagem.
Ainda segundo o secretário, as unidades de saúde funcionarão de forma interligada. “Casos mais simples serão atendidos nas Macros I e IV e urgência e emergência, no Pronto Socorro. Com isso, desafogamos o PS e garantimos o atendimento da população, ampliando os serviços da atenção primária”, contou Luiz Washington.
“Casos de urgência e emergência serão atendidos no Pronto Socorro. As duas Macros farão o atendimento de pacientes com dores agudas, síndromes gripais, suspeitas de dengue, casos que precisam de atendimento médico mas não se configuram como emergência. Se necessário, o paciente poderá ser encaminhado ao Pronto Socorro.”, esclareceu.
Vale ressaltar que os atendimentos de rotina, consultas médicas, encaminhamentos para exames e especialistas são realizados normalmente nas unidades básicas de saúde. (*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.