BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Maiores de 45 anos podem receber dose extra contra Covid nesta sexta-feira

Cidade

Dose adicional é para as pessoas que tenham tomado a segunda dose há mais de 5 meses

Além da dose adicional para os públicos especificados, quem ainda não tomou a primeira dose deve procurar uma unidade de vacinação com a máxima urgência

Além da dose adicional para os públicos especificados, quem ainda não tomou a primeira dose deve procurar uma unidade de vacinação com a máxima urgência. Foto: Reprodução/internet

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A Secretaria de Saúde ampliou a aplicação da dose adicional para as pessoas com mais de 45 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de 5 meses. Quem atender aos requisitos pode procurar as Macros I, II e III para se vacinar a partir de hoje (26). É necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento com foto.

A aplicação da dose adicional também está liberada para profissionais da educação e pessoas com comorbidades com mais de 18 anos, desde que tenham tomado a segunda dose há mais de 5 meses.

A dose adicional permanece para as pessoas imunossuprimidas, pacientes transplantados, em quimioterapia, Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos, em um intervalo de 28 dias da segunda dose.

Também devem tomar a dose adicional os profissionais da saúde, trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios. Neste caso, o intervalo entre a segunda dose ou dose única e a adicional deve ser de 5 meses.


FALTOSOS

Além da dose adicional para os públicos especificados, quem ainda não tomou a primeira dose deve procurar uma unidade de vacinação com a máxima urgência. As pessoas ainda devem ficar atentas ao intervalo para a aplicação da segunda dose para garantirem a sua imunização.

A Secretaria de Saúde alerta para o alto número de faltosos. Ao todo 4.743 pessoas não completaram o esquema vacinal. As faixas etárias que apresentaram maior número de faltosos são: menores de 18 anos, com 1.719 faltosos; de 20 a 29 anos, com 1.233 pessoas; e 627 faltosos de 30 a 39 anos.


QUEM PODE VACINAR

1ª dose – pessoas a partir de 12 anos (com autorização dos pais)

2ª dose Sinovac/Coronavac – Intervalo de 4 semanas (28 dias) da 1ª dose

2ª dose Astrazeneca – Intervalo de 8 semanas (56 dias) da 1ª dose

2ª dose Pfizer (12 a 17 anos) – Intervalo de 8 semanas (56 dias) da 1ª dose

2ª dose Pfizer (18+) – Intervalo de 3 semanas (21 dias) da 1ª dose

Dose adicional – Maiores 45 anos (intervalo 5 meses da 2ª dose); imunossuprimidos 18+ (intervalo de 28 dias da 2ª dose) e profissionais da saúde (intervalo de 5 meses da 2ª dose ou dose única).
(*) Com informações da Secom – PMP



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.