JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Mais 2 mulheres têm órgãos captados após morte cerebral

Região

É a 3ª captação de órgãos realizada na Santa Casa de Araçatuba em menos de uma semana

Órgãos foram captados nesta quarta-feira na Santa Casa de Araçatuba

Órgãos foram captados nesta quarta-feira na Santa Casa de Araçatuba. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Uma mulher de 71 anos, de Araçatuba (SP), e outra de 42 anos, de Andradina, tiveram órgãos captados na Santa Casa de Araçatuba nesta quarta-feira (24). São três captações realizadas em menos de uma semana, coincidentemente, todas tendo mulheres como doadoras. No ano são cinco captações.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a primeira captação foi realizada às 10h20, da moradora em Araçatuba. Ela havia sido internada na quinta-feira (18) em quadro clínico grave decorrente de AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico).

A morte cerebral foi confirmada ontem (23) às 11h20 por exames constantes em protocolo específico e acompanhados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. Com a devida autorização da família, foram captados rins e córneas.


TRAUMATISMO CRANIANO

A captação dos órgãos da paciente de Andradina começou às 12h55, sendo retirados fígado, rins, córneas e coração para retirada de válvulas. A mulher havia sido internada no dia 15 deste mês, em decorrência de traumatismo craniano encefálico. A morte cerebral dela também foi constatada ontem, às 14h.

As captações foram realizadas por equipes do BH (Hospital de Base) de São José do Rio Preto e pelo enfermeiro Matheus Tonon, da Santa Casa de Araçatuba.

Os órgãos serão transplantados em pacientes que aguardam na fila de espera e que tenham com compatibilidade com as doadoras. A Central Nacional de Transplantes é responsável pela localização e encaminhamento aos pacientes compatíveis.


JOVEM

Na última sexta-feira a Santa Casa de Araçatuba recebeu equipes para a captação dos órgãos de uma paciente de 35 anos que teve morte cerebral constatada após ser internada um dia antes. A doadora era de Araçatuba e foram captados pulmões, coração, rins e córneas. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.