FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Mais de 16 mil eleitores da microrregião deixam de cadastrar biometria

Cidade

Novo prazo concedido pela Justiça Eleitoral para procedimento será de 2 de janeiro a 6 de maio

Novo prazo para biometria concedido pela Justiça Eleitoral será de 2 de janeiro a 6 de maio

Novo prazo para biometria concedido pela Justiça Eleitoral será de 2 de janeiro a 6 de maio. Foto: Gilson Ramos

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Mais de 16 mil eleitores da microrregião deixaram de cadastrar a biometria, cujo prazo terminou na quinta-feira (19). No entanto, eles podem regularizar a pendência e evitar os transtornos de ter o título de eleitor cancelado e outras sanções que venham ter.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os ‘atrasados’ podem procurar os cartórios eleitorais de suas cidades, de 2 de janeiro até 6 de maio e voltar a ficar em dia com as obrigações eleitorais. Para isso, é preciso levar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, caso tenha.

Quem perder esse novo prazo só poderá regularizar o título em novembro de 2020. Nesse caso, será cobrada uma multa de R$ 3,51. Esse período precisa ser respeitado, pois 150 dias antes das eleições, o cadastro é fechado para a organização do pleito e das urnas, segundo o Tribunal.

Após essa data, quem não tiver realizado o procedimento terá o documento efetivamente cancelado. Entre os prejuízos estão a proibição à obtenção de empréstimos bancários, a inscrições em concursos públicos, emissão de passaporte e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), fazer matrícula em instituições de ensino, receber o salário, no caso de funcionário público, entre outras restrições.

Em Penápolis, dos 46.996 eleitores, apenas 34.564 fizeram a biometria, o que corresponde a 73,55%, restando 12.432. Quem procurou a 87ª Zona Eleitoral nos últimos dias ficou sem o cadastramento, pois o atendimento era feito somente com o agendamento prévio pela internet que havia se esgotado no mês passado.


MICRORREGIÃO

As pessoas que moram na microrregião e que procuraram a 289ª ZE ainda conseguiram fazer o procedimento conforme a disponibilidade, pois o cadastramento estava bastante adiantado e, com isso, o cartório ainda conseguiu realizar atendimentos sem o agendamento.

Apesar disso, 3.704 ficaram de fora da biometria. Desse total, Avanhandava lidera com 1.112, seguido por Barbosa (687), Glicério (618), Luiziânia (464), Braúna (423) e Alto Alegre (400). A meta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é concluir a operação em todo o país até 2022.

Em alguns municípios, o prazo já expirou há algum tempo. Buritama, Lourdes, Promissão e Turiúba se encerrou em 31 de outubro; em Ilha Solteira e Itapura, terminou no dia 29. No ciclo da biometria obrigatória 2017/2018, 92 municípios concluíram o procedimento, totalizando 107 cidades que completaram o cadastramento obrigatório no Estado de São Paulo.

Da região, foram os seguintes: Auriflama, Bilac, Rubiácea, Nova Castilho, Nova Independência, Nova Luzitânia, São João de Iracema, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Guararapes, Guzolândia e Piacatu. Até a eleição do ano passado, a biometria era facultativa. No próximo pleito, o eleitor que não tiver o cadastro não poderá votar.

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor da urna eletrônica confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para os aparelhos.


FUNCIONAMENTO

A Justiça Eleitoral de São Paulo estrou em recesso forense de ontem (20) e vai até 6 de janeiro. Durante esse período, os cartórios eleitorais abrirão nos dias 2, 3 e 6 das 12h às 17h. A jurisdição eleitoral será exercida em regime de plantão para eventual necessidade de tomada de decisões urgentes, por exemplo, liminares e habeas corpus, dentre outras.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.