FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Mais de 200 pessoas de 19 cidades já passaram pelo Hospital de Campanha

Saúde

Números foram apresentados durante live apresentada pelo prefeito Célio de Oliveira

Hospital de Campanha conta com dez leitos de UTI e 20 de enfermaria

Hospital de Campanha conta com dez leitos de UTI e 20 de enfermaria. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Levantamento feito pelo Comitê de Gerenciamento de Crise Coronavírus apontou que mais de 200 pessoas de Penápolis e de outros 18 municípios da região passaram até o momento pelo Hospital de Campanha.

A unidade, cujas instalações ficam em um prédio nas proximidades da avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, iniciou os atendimentos em 22 de março e conta com 80 profissionais na “linha de frente”, formando duas equipes, uma para a ala da enfermaria e, a outra, para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no combate da Covid-19.

Os números foram divulgados, na tarde de ontem (3), durante live apresentada nas redes sociais pelo prefeito Célio de Oliveira (sem partido), com a participação do secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz. De acordo com o balanço, de maio até agora, 203 pessoas receberam atendimento médico na unidade. O mês em que houve mais pacientes foi julho, com 69, seguido de agosto (66), junho (58), maio (7) e setembro (3).

Deste total, 98 são de Penápolis (48%), sendo que 80 se curaram do coronavírus e 18 vieram a óbito em decorrência da doença. Os outros 105 pacientes que passaram pelo Hospital de Campanha são de 18 cidades, tendo Birigui liderado a lista, com 22, seguido por Luiziânia (22) e Braúna (10).


IMPLANTAÇÃO

A unidade foi implantada em uma parceria entre a Prefeitura, AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) e o governo estadual. Ela conta com dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) equipados com cama, respirador e demais aparelhos, 20 de enfermaria e três de suporte respiratório.

A ocupação é regulada por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Após algumas adaptações do espaço, com reparos da infraestrutura, revisão elétrica e a instalação de equipamentos, o hospital ficou pronto para receber os pacientes.

Parte da reforma foi realizada por meio de voluntários, incluindo a pintura de todo o prédio e a limpeza. No processo de aquisição dos equipamentos para a UTI, a Prefeitura de Alto Alegre, por meio da prefeita Helena Berto (PSDB), disponibilizou um respirador para ser utilizado.

Os demais equipamentos foram adquiridos pelo Executivo e cedidos à AHBB para o uso no Centro de Referência, como também é conhecido. Caso o espaço seja desativado, eles retornam à utilização do município.

Em caso de lotação no Hospital de Campanha, a Santa Casa também possui leitos disponíveis. O Hospital de Campanha tem a direção técnica do médico Abel José Costa e a UTI (Unidade de Terapia Avançada) chefiada por Alexandre Damo.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.