Mais de 200 pessoas de 19 cidades já passaram pelo Hospital de Campanha
Saúde
Números foram apresentados durante live apresentada pelo prefeito Célio de Oliveira
Ivan Ambrósio 04/09/2020Levantamento feito pelo Comitê de Gerenciamento de Crise Coronavírus apontou que mais de 200 pessoas de Penápolis e de outros 18 municípios da região passaram até o momento pelo Hospital de Campanha.
A unidade, cujas instalações ficam em um prédio nas proximidades da avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, iniciou os atendimentos em 22 de março e conta com 80 profissionais na “linha de frente”, formando duas equipes, uma para a ala da enfermaria e, a outra, para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no combate da Covid-19.
Os números foram divulgados, na tarde de ontem (3), durante live apresentada nas redes sociais pelo prefeito Célio de Oliveira (sem partido), com a participação do secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz. De acordo com o balanço, de maio até agora, 203 pessoas receberam atendimento médico na unidade. O mês em que houve mais pacientes foi julho, com 69, seguido de agosto (66), junho (58), maio (7) e setembro (3).
Deste total, 98 são de Penápolis (48%), sendo que 80 se curaram do coronavírus e 18 vieram a óbito em decorrência da doença. Os outros 105 pacientes que passaram pelo Hospital de Campanha são de 18 cidades, tendo Birigui liderado a lista, com 22, seguido por Luiziânia (22) e Braúna (10).
IMPLANTAÇÃO
A unidade foi implantada em uma parceria entre a Prefeitura, AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) e o governo estadual. Ela conta com dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) equipados com cama, respirador e demais aparelhos, 20 de enfermaria e três de suporte respiratório.
A ocupação é regulada por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Após algumas adaptações do espaço, com reparos da infraestrutura, revisão elétrica e a instalação de equipamentos, o hospital ficou pronto para receber os pacientes.
Parte da reforma foi realizada por meio de voluntários, incluindo a pintura de todo o prédio e a limpeza. No processo de aquisição dos equipamentos para a UTI, a Prefeitura de Alto Alegre, por meio da prefeita Helena Berto (PSDB), disponibilizou um respirador para ser utilizado.
Os demais equipamentos foram adquiridos pelo Executivo e cedidos à AHBB para o uso no Centro de Referência, como também é conhecido. Caso o espaço seja desativado, eles retornam à utilização do município.
Em caso de lotação no Hospital de Campanha, a Santa Casa também possui leitos disponíveis. O Hospital de Campanha tem a direção técnica do médico Abel José Costa e a UTI (Unidade de Terapia Avançada) chefiada por Alexandre Damo.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.