FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Mais de 700 candidatos farão as provas do Enem em Penápolis

Educação

Segundo apurado, três escolas receberão os candidatos para as provas

Escola estadual João Teixeira Sampaio será uma das unidades a receber os candidatos na cidade

Escola estadual João Teixeira Sampaio será uma das unidades a receber os candidatos na cidade. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Neste domingo (21) e no próximo (28), milhares de estudantes farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em Penápolis, 714 pessoas realizarão as provas. Três escolas estaduais, segundo apurado, serão os locais: Carlos Sampaio Filho, Adelino Peters (rua Dr. Antônio Define, 1.160, Vila Aparecida) e João Teixeira Sampaio (rua Euclides Bis, 315, Parque dos Girassóis).

Os portões das unidades serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova se iniciará às 13h30, após os procedimentos de segurança. Para saber o local, o candidato deve acessar a página do participante no site do Inep (enem.inep.gov.br/participante). Com o login e senha, ele terá acesso a todas as informações. Amanhã, os participantes responderão 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas, além de escreverem uma redação. A duração será de cinco horas e meia.

No segundo dia, o questionário será composto de 45 perguntas de matemática e outras 45 de ciências da natureza, podendo ser respondidas em cinco horas. O uso de máscara é obrigatório durante a prova, para reduzir o risco de transmissão do coronavírus.

O edital também determina aplicação de álcool em gel na higienização das mãos. O descumprimento dos protocolos de prevenção é considerado critério de eliminação. Essa edição contará com 3.109.762 candidatos que tiveram a inscrição confirmada.

O número é o menor desde 2005. O baixo número foi um resultado direto da proibição presente no regulamento do exame, que não permite que os que se ausentaram sem justificativa na edição anterior tivesse direito à isenção de inscrição na próxima.

Após o MEC decidir que manteria a medida, partidos e entidades acionaram o STF (Supremo Tribunal Federal), sob o argumento de que muitos candidatos que faltaram ao Enem 2020 estavam, por exemplo, com receio de pegar a Covid-19 ou com algum sintoma da doença.

O órgão determinou, então, a reabertura de inscrições para quem perdeu direito à gratuidade por não ter comparecido em 2020. Ela garantiu a inserção de 280.145 estudantes, que realizarão o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022. A prova para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade - Enem PPL - será aplicada na mesma data.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.