Mais duas prefeituras adotam medidas de prevenção contra o Covid-19
Região
Glicério decretou estado de atenção; já Braúna suspendeu diversos eventos e atividades
Ivan Ambrósio 21/03/2020Mais duas prefeituras da microrregião publicaram decretos adotando medidas de prevenção contra o Covid-19, o novo coronavírus. Alto Alegre, Barbosa, Luiziânia e Penápolis já estão desenvolvendo ações de precaução.
O prefeito de Glicério, Ildo de Souza (PSDB), decretou estado de atenção em todo a administração pública e determinou alguns critérios a serem seguidos. Dentre as medidas, está a suspensão gradual, desde terça-feira (17), das aulas na rede municipal de ensino, bem como de outras atividades desenvolvidas pelas demais secretarias.
As creches permanecerão, a partir das próxima segunda-feira (23), atendendo apenas casos especiais, em que os pais estejam trabalhando e não tenham com quem deixá-los. A secretaria municipal de Saúde desenvolverá campanhas de orientação.
Os programas sociais estão suspensos temporariamente, bem como fica vedado a expedição de alvará para a realização de eventos. No documento, é criado ainda um “comitê de crise” para acompanhar o andamento da pandemia e recomendado que igrejas suspendam a realização de encontros, cultos e missas.
BRAÚNA
Em Braúna, o prefeito Flávio Giussani (PTB) determinou que ficam suspensos, por tempo indeterminado, os eventos de qualquer natureza e que exijam licença do poder público para a sua realização, com público superior a 50 pessoas.
As atividades escolares estão sendo paralisadas, gradualmente, desde a última segunda-feira (16), bem como outras ações desenvolvidas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Ainda no decreto, os estabelecimentos comerciais – especialmente bares, lanchonetes e restaurantes – deverão observar as orientações quanto distanciar as mesas em, no mínimo, por dois metros.
Os eventos esportivos, promovidos pelo Executivo, estão cancelados provisoriamente. O Centro de Lazer, o Estádio Municipal e a Academia da Saúde permanecerão fechadas. O documento ainda estabelece que, no Velório Municipal, deva permanecer, no máximo, 20 pessoas dentro do local. No sepultamento, pede-se que seja respeitada a distância de dois metros entre cada um.
AVANHANDAVA
Avanhandava já adotou medidas de prevenção. No entanto, o prefeito Ciro Veneroni (PSD), publicou, nas redes sociais, um vídeo informando novas ações a serem tomadas a partir da próxima segunda-feira (23).
Dentre elas, conforme o chefe do Executivo, estão a suspensão das atividades nas creches municipais e o atendimento ao público na Prefeitura e demais secretarias, bem como a proibição do uso de veículos oficiais, salvo casos de extrema urgência. Veneroni ainda recomendou que os estabelecimentos comerciais do município paralisem suas atividades; caso isso não seja possível, que adotem o sistema de revezamento entre seus funcionários.
Luiziânia, por sua vez, ampliou as medidas. O prefeito Ricardo Bertaglia (MDB) determinou a proibição de entrada e trânsito de profissionais autônomos e vendedores ambulantes no município por tempo indeterminado, bem como não haverá autorização, por parte do Executivo, para esse tipo de serviço enquanto durar a pandemia.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.