Mais Médicos abre 9 vagas para Araçatuba
Saúde
Edital foi lançado nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde com 1.028 vagas para o Estado de São Paulo
Da Redação 24/05/2023O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (24), o edital do Programa Mais Médicos com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil. Dessas vagas, 1.028 estão destinadas a São Paulo, para 225 municípios do Estado. Em toda a região Sudeste, serão 1.787 vagas.
Na região são 17 vagas distribuídas para sete municípios, nove delas para Araçatuba. Segundo a administração municipal, atualmente há 14 médicos do programa atuando na cidade. As inscrições estarão abertas a partir da sexta-feira (26), com prioridade para profissionais brasileiros formados no País.
Segundo o Ministério da Saúde, o programa visa garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais e traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.
Também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com RMS (Registro do Ministério da Saúde) em vagas não ocupadas por médicos com registro no País. As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.
Todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa e, aqueles que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior.
VAGAS
Ainda de acordo com o que foi divulgado, atualmente há mais de 8 mil médicos atuando no Programa Mais Médicos no País, porém, há vagas ociosas dos últimos quatro anos e 1.000 vagas inéditas para a Amazônia Legal. Das vagas disponibilizadas, cerca de 45% estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais.
Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em DSEIS (Distritos Sanitários Indígenas), inclusive no território Yanomami que se encontra em situação de emergência sanitária.
A expectativa do Governo Federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.