FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Mais paróquias retornam com missas presenciais em Penápolis, com regras

Religião

Sagrada Família retoma com Missa Campal domingo às 9h; Santa Clara decide por agendamento prévio

Paróquia Santa Clara definiu que participação nas missas será por agendamento prévio

Paróquia Santa Clara definiu que participação nas missas será por agendamento prévio. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

As paróquias Sagrada Família, Santa Clara de Assis e Santa Rita de Cássia retomam, com restrições, as celebrações presenciais neste final de semana, em Penápolis. No final de semana passado, o retorno já ocorreu nas paróquias Santuário, Santa Teresinha e São José Operário.

As missas presenciais estavam suspensas desde março, por conta do decreto de quarentena no Estado de São Paulo. Com a flexibilização e retorno de diversas atividades, foram liberadas também missas e cultos. Apesar do retorno, a Diocese de Lins orienta ainda a permanecerem suspensas, por ora, as missas temáticas, procissões, reuniões, retiros, grupos de orações, confissões, catequese e outras ações pastorais presenciais, sendo mantidas as atividades online.

Para celebrar esse retorno dos fiéis, a Paróquia Sagrada Família, com sede no bairro Jardim Eldorado, fará uma celebração em praça pública (Praça João Casella), neste domingo, dia 14, às 9h. A Missa Campal em frente a Matriz é para poder abrigar com segurança um maior número de pessoas, uma vez que há uma grande expectativa pelo retorno dos paroquianos às celebrações.

Padre Rodolfo Petrucci, pároco da Sagrada Família, esclarece que a retomada das atividades paroquiais será de maneira gradual. “Procederemos dessa forma para percebermos a demanda de fiéis, bem como organizar equipes de colaboradores e voluntários para que se cumpram as exigências de reabertura de nossos templos”. Essa será a única missa presencial deste domingo.

Além do distanciamento social, é obrigatório o uso de máscara e higienização das mãos com álcool. Neste primeiro momento, recomenda-se para que as pessoas do grupo de risco permanecem em casa e acompanhando as celebrações pelo facebook.

A partir desta data, conforme padre Rodolfo, serão celebradas missas online e presencial na matriz Sagrada Família às terças e quintas-feiras às 20h, e aos sábados às 19h30. “As comunidades retornarão também de forma gradual. Primeiramente retornaremos somente com as missas na matriz Sagrada Família. Assim, todos nós teremos tempo hábil para nos organizar e reabrir nossas comunidades e oportunamente receber nossos fiéis”.

Neste momento de retomada, as celebrações litúrgicas ocorrerão no salão paroquial, obedecendo ao limite máximo de pessoas estabelecido pelos decretos das autoridades municipais. Havendo uma presença maior, poderão ser ocupados lugares na praça onde a paróquia disponibilizará cadeiras, se for o caso.

Mesmo com a presença dos fiéis, as celebrações continuarão sendo transmitidas ao vivo pelas redes sociais, conforme já vem ocorrendo desde a suspensão das atividades religiosas presenciais.

A Paróquia Santa Rita de Cássia, na divisa entre os bairros Jardim Pevi e  residencial Marco Guerreiro, retoma as missas presenciais neste sábado (13), com a Missa de Santo Antônio (padroeiro da diocese) com a benção dos pães. Será às 19h30. Aos domingos, a missa na Matriz será, como de costume, às 9h. É obrigatório uso de máscara. O espaçamento de lugares será demarcado nos bancos da igreja.


AGENDAMENTO

Na Paróquia Santa Clara de Assis, com matriz no bairro Jardim Del Rey, haverá retomada gradual, e lenta, das celebrações presenciais. O pároco padre Mauro André informa o retorno já neste sábado (13), segundo as orientações da secretaria municipal de Saúde de Penápolis. Os templos terão presença reduzida no número de fiéis.

Segundo ele, de acordo com a realidade da paróquia, na igreja Matriz poderão participar, presencialmente, aproximadamente 95 pessoas. Mas a recomendação é para que as pessoas do grupo de risco (idosos ou com comorbidades) permanecem em casa, neste momento inicial. O uso de máscara também é obrigatório. A paróquia disponibiliza álcool gel para higienização das mãos.

Para participar, a paróquia decidiu pelo agendamento prévio. O paroquiano deverá telefonar ou ir pessoalmente à secretaria paroquial para garantir a presença na missa. Cada fiel poderá participar de uma missa durante a semana para dar oportunidades de outros também celebrar.

A programação das missas na paróquia segue conforme antes da pandemia; sábados às 19h30 na Matriz Santa Clara; domingo às 8h e 18h na capela Nossa Senhora das Graças (Vila Martins), às 10h na Matriz e 19h30 na capela Santa Ana e São Paulo.

Padre Mauro afirmou, para evitar comentários equivocados, de que não se trata de nenhuma decisão pessoal dele quanto a forma de regrar a participação dos fiéis no retorno presencial às celebrações. “Não é o padre quem prestigia este ou aquele fiel. Trata-se de uma decisão pautada em documentos e orientações dos organismos de saúde”.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.