JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Mandetta cai e Nelson Teich assumirá o Ministério da Saúde

Política

Mandetta foi chamado ao Palácio do Planalto para ser reunir com o presidente Jair Bolsonaro

A demissão do ministro ocorre após semanas de embates com o presidente

A demissão do ministro ocorre após semanas de embates com o presidente. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O presidente Jair Bolsonaro demitiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que foi chamado ao Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (16/4), para ser informado da troca na pasta. Pouco depois, Mandetta confirmou a demissão pelo Twitter.

Mandetta marcou uma entrevista para logo mais à tarde. Mais cedo, Mandetta, em live com profissionais da saúde, afirmou que sairia até sexta-feira.

A demissão do ministro ocorre após semanas de embates com o presidente. Enquanto Bolsonaro defende maior abertura do comércio e circulação de pessoas, Mandetta acredita no isolamento social e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a pandemia de coronavírus.


SUBSTITUTO

No lugar de Mandetta, Bolsonaro vai colocar o médico Nelson Teich. O presidente Jair Bolsonaro se reuniu de manhã com o oncologista. Em artigo publicado no começo deste mês, Teich defende que as pessoas fiquem em casa, com exceção de quem presta os serviços essenciais.

 "A opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento", escreveu ele no artigo.

ANÚNCIO

Em sua conta oficial no Twitter, Luiz Henrique Mandetta anunciou na tarde de hoje sua demissão pelo presidente Jair Bolsonaro do cargo de ministro da Saúde. Na publicação, Mandetta agradeceu o tempo à frente da pasta. "Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar."

Ele também agradeceu os gestores que compunham a direção do ministério. "Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país".

Mandetta e o presidente Jair Bolsonaro já vinham divergindo sobre os caminhos para o combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mandetta se alinhava às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela adoção de um isolamento social mais forte, enquanto o presidente vinha defendendo a abertura do comércio como forma de evitar impactos na economia.

Médico, Mandetta foi secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul e deputado federal pelo DEM. Ocupava o cargo de ministro da Saúde desde o início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019. As notiícias sobre a possibilidade de ele deixar a pasta já vinham há duas semanas. O Palácio do Planalto anuncia ainda hoje o substituto.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.