JOVEM PAN PENÁPOLIS

Marcha para o meio ambiente recolhe 800 quilos de resíduos às margens do Ribeirão Lajeado

Cidade

Parte desses resíduos foi identificada como desova clandestina de objetos furtados

O trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra, em conjunto com os parceiros, foi um verdadeiro exemplo de cidadania e de compromisso ambiental

O trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra, em conjunto com os parceiros, foi um verdadeiro exemplo de cidadania e de compromisso ambiental. Foto: Imagem/Daep

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O município de Penápolis foi palco, nos dias 15 e 16 de agosto, da 1ª e 2ª Marcha para o Meio Ambiente, atividades em comemoração ao Dia de Controle à Poluição, que tiveram como objetivo despertar a consciência ambiental e mobilizar a sociedade em defesa dos recursos naturais.

A primeira marcha ocorreu na sexta-feira (15), das 16h às 18h, com saída do Centro de Treinamento do Tiro de Guerra em direção à ponte que leva ao Aeroporto de Penápolis, na vicinal vereador Kemil Rahal. Já a segunda edição aconteceu no sábado (16), das 5h às 7h30, na estrada vicinal VSP-114, que liga Penápolis a Avanhandava, também às margens do ribeirão.

Durante as atividades, foram recolhidos aproximadamente 800 quilos de resíduos. Entre os materiais encontrados, destacou-se grande volume de plásticos utilizados no revestimento de fios de cobre, possivelmente provenientes de furtos, além de um quadro de motocicleta com numeração raspada, restos de ossos de animais e até um animal morto.

Parte desses resíduos foi identificada como desova clandestina de objetos furtados. Também foram retirados sacos, embalagens, entulhos e outros materiais descartados de forma irregular. O descarte desse tipo de material configura crime ambiental, agravando os impactos sobre o meio ambiente e a comunidade.

O Tiro de Guerra de Penápolis teve papel fundamental na identificação e retirada dos resíduos, auxiliando diretamente as equipes do Daep e do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado (CIRL). A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Polícia Ambiental, da Secretaria de Saúde e do Lions Clube de Penápolis, que colaboraram para o sucesso da ação.

“O trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra, em conjunto com os parceiros, foi um verdadeiro exemplo de cidadania e de compromisso ambiental. Graças ao empenho coletivo conseguimos retirar um grande volume de resíduos que estavam poluindo o Ribeirão Lajeado e comprometendo a qualidade do nosso manancial”, destacou o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega.

As marchas também tiveram caráter educativo. Antes da coleta, o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Daep promoveu uma palestra no Tiro de Guerra, ministrada pela pedagoga Fernanda Marin Campachi Ribeiro, abordando os diferentes tipos de poluição e seus impactos na saúde e no meio ambiente.

O coordenador do CIRL, Thiago Casella, orientou os participantes quanto aos cuidados de segurança durante a atividade de campo e acompanhou toda a execução, reforçando a importância da preservação ambiental.

O Daep agradece a todos os parceiros envolvidos e reforça que a Marcha para o Meio Ambiente passa a integrar o calendário oficial de ações permanentes da autarquia, fortalecendo a mobilização social, a preservação dos recursos hídricos e a consciência coletiva pela sustentabilidade. (*) Por A/I Daep



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.