Maria Candida Virgilio Galli recebe Medalha Centenária
Cidade
Homenagem ocorreu através de Sessão Solene na Câmara Municipal
Da Redação 27/09/2025
Centenária Maria Candida Virgilio Galli, homenageada através dos vereadores Júlio Caetano (esquerda) e Ivan Sammarco. Foto: Imagem/Câmara
Perto de completar um século de vida, a senhora Maria Candida Virgilio Galli foi contemplada sexta-feira, dia 26, com a Medalha Centenária através da Câmara Municipal em cerimônia que homenageou também com o título de Cidadão Penapolense o Frei Haroldo José Beneti.
A honraria foi entregue pelos vereadores e propositores Ivan Sammarco (NOVO) e Júlio Caetano (PSD). Eles destacaram a determinação, os ensinamentos e valores transmitidos pela homenageada.
VIDA
Filha de Domingos Virgilio e Arthemia Andreotti, Maria Candida Virgilio nasceu em 17 de novembro de 1925, em Coroados, sendo registrada em Birigui. É a terceira entre oito irmãos.
Na infância, viveu tempo sem energia elétrica, água encanada e outros serviços básicos que hoje são considerados indispensáveis. Recorda-se do pai bastante ativo, sempre apoiado pela mãe.
Começou a estudar por volta dos 12 anos de idade, em Coroados, no ano de 1937. Em 1940, mudou-se com a família para Penápolis, a fim de dar continuidade aos estudos, tendo frequentado o Educandário Coração de Maria e a Escola Dr. Carlos Sampaio Filho.
Em 31 de outubro de 1945, aos 19 anos, casou-se com Cleto Galli. Formada no curso normal, dedicou-se ao magistério, chegando a ministrar aulas para imigrantes japoneses. Trazia em sua formação escolar a marca dos estudos de desenho, o que lhe despertou o gosto pela arte.
Ao longo da vida, cultivou o talento em desenhos, pinturas e bordados, atividades que a acompanharam por décadas. Dona Maria Candida Galli é mãe de quatro filhos: Cláudio David, Flávio Antonio, Lia Arabela e Jordano Cássio.
Com o tempo, desenvolveu também notável talento para a escrita, publicando textos em jornais e revistas, aptidão que já se revelava desde os tempos escolares. Perto de completar 100 anos de vida, Maria Candida Galli deixa um conselho simples e valioso: “Estudem.”
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.