Máscaras passam a ser opcionais em escolas, mas unidades recomendam uso
Educação
Proteção facial deixou de ser obrigatória em locais fechados desde a última quinta (17)
Ivan Ambrósio 23/03/2022Apesar do Governo de São Paulo ter flexibilizado o uso de máscara em ambientes fechados, as escolas em Penápolis tem aconselhado alunos, professores e demais pessoas a continuarem utilizando a proteção, pelo menos, em alguns ambientes, como as salas de aulas.
Na rede municipal de ensino, comunicado enviado pela titular da pasta, Neira Maria Pereira Pinheiro informa que, desde a última segunda-feira (21), o uso deixou de ser obrigatório.
“Os alunos, profissionais e familiares, no entanto, poderão permanecer usando, caso optem por essa medida”, orientou. Ainda no documento, suspendeu-se a aferição de temperatura na entrada das unidades, mas a higienização com álcool em gel continua. “Reforçamos o pedido para que, em casos suspeitos, os alunos permaneçam em suas residências, até que façam o teste para evitar possíveis contaminações”, finaliza.
No Estado, a Secretaria da Educação frisou, em nota enviada pela assessoria de imprensa, o uso de máscaras em qualquer ambiente escolar passa a ser uma opção individual. “As aulas presenciais seguem os protocolos sanitários, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes”, ressaltou.
PARTICULAR
Já na rede particular de ensino, apenas o Colégio Oceu não suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o ambiente. No Educandário Coração de Maria, a orientação repassada aos estudantes foi de permanecer com o item de segurança em espaços como salas de aulas, biblioteca, laboratórios, entre outros.
“Essa não é uma exigência, mas sim um aconselhamento”, ponderou. No Colégio Futuro, mesmo não sendo mais obrigatória, a recomendação é pelo uso, principalmente, dentro das salas de aulas. “A medição de temperatura e álcool em gel continuarão na entrada da escola”, reforçou.
Por fim, no Anglo, um comunicado seria enviado ontem (22) aos pais, pedindo a colaboração para que os filhos continuem utilizando o item dentro da sala de aula. A opção será facultativa e os demais protocolos de segurança estão mantidos na escola.
Desde a semana passada, o uso de máscara em ambientes fechados não é mais obrigatório no Estado de São Paulo, com exceção do transporte público e de locais destinados à prestação de serviço de saúde, como hospitais e postos de saúde. Especialistas, no entanto, recomendam que as pessoas continuem usando máscaras, principalmente em ambientes fechados e com aglomeração.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.