FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Medicina da Funepe realiza palestra sobre o aleitamento materno

Saúde

Evento organizado pela Liga Acadêmica Pediátrica do curso e será de forma online

Campanha 'Agosto Dourado' destaca a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança

Campanha 'Agosto Dourado' destaca a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança. Foto: Reprodução/Agência Brasil

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

No próximo dia 20, das 19h às 22h, a Liga Acadêmica Pediátrica de Penápolis, formada por alunos do curso de Medicina da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) realiza palestra sobre a importância do aleitamento materno. O tema será “Aleitamento Materno é um ato de amor”.

A atividade, que tem inscrições em andamento, foi confirmada ao INTERIOR pela presidente da Liga, Thalia Roberta Correia Campagnollo, aluna da 1ª turma de medicina (5º semestre) da instituição.

Ela explicou que este mês é voltado ao aleitamento materno e conhecido como ‘Agosto Dourado’, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. “É um evento do curso de medicina onde temos as ligas e, dentre elas, a Liga Acadêmica Pediátrica de Penápolis. Ela é formada por graduandos que possuem interesse ter a pediatria como especialização”, relatou.

O evento trata-se de um projeto que visa esclarecer a importância da amamentação, bem como o incentivo da doação do leite materno para o banco de leite do município de Penápolis e região. Os organizadores observam que diante do cenário de pandemia que o país está vivenciando, tem reduzido muito o número de doações, porém, a demanda de leite continua a mesma, visto que as crianças continuam nascendo.


INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas para estudantes de medicina da Funepe e de outras instituições de outras áreas acadêmicas, entre outros, podendo ser feitas até o dia 20. Ao justificar o projeto, os organizadores consideram que o leite materno é o alimento ideal para a criança em seus primeiros meses de vida, devido aos benefícios acarretados no âmbito nutritivo e até mesmo imunológico.

Além disso, o ato de amamentar se mostra corroborativo na formação e fortalecimento dos laços entre mães e filhos. No entanto, esse ato vem sendo deixado de lado devido a diversas questões impostas pela sociedade, sendo a mais predominante o desenvolvimento da população.

Dessa forma, as mulheres de classe média/alta, em regiões desenvolvidas, começam a optar pelo uso de mamadeiras, as quais facilitam o período de amamentação. Com o tempo, até mesmo as de baixa renda e de regiões em desenvolvimento passam a optar por mamadeiras e assim, o ato de amamentar vêm sendo cada vez mais desvalorizado e colocado como uma opção em progressivo desuso.

Ao levar em consideração as propriedades benéficas que o leite humano possui para o lactente, este, passa a ser o mais prejudicado. Frente a isso, o incentivo da amamentação se mostra cada vez mais necessário, bem como o esclarecimento da população sobre os diversos benefícios do leite materno para o bebê.

Também visa promover o incentivo à doação de leite materno para que, até mesmo aquelas mães que não conseguem amamentar, possam prover os filhos com tal amor em estado líquido. Haverá emissão de certificado para os participantes. Acesse https://www.instagram.com/lapedpenapolis/.


Confira quem serão os palestrantes:


-- Mirela Fink Hassan Rufato: graduada pela Faculdade de Medicina de Taubaté; residência médica no Hospital Santa Lídia, de Ribeirão Preto; médica coordenadora da residência médica de UTI Neonatal de Araçatuba; pediatra na Santa Casa de Penápolis e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.


-- Jeferson Roberto Collevatti dos Anjos: nutricionista RT da Santa Casa de Penápolis; coordenador do Banco de Leite Humano de Penápolis; mestre em Tecnologia de Alimentos de Origem Animal - Unesp, FMVA; especialista em Fisiologia do Exercício e Nutrição do Esporte; pós-graduando em terapia nutricional hospitalar; graduando em Nutrição e em Educação Física.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.