“Meu cadastro SUS em dia”: Moradores do Sílvia Covas recebem visitas dos agentes a partir do dia 28
Saúde
Ação é para a atualização cadastral de todos os moradores de Penápolis
Da Redação 21/09/2026
A ação faz parte da campanha “Meu cadastro SUS em dia” para a atualização cadastral de todos os moradores de Penápolis. Foto: Imagem/PMP
Moradores atendidos pela unidade básica de saúde do bairro Sílvia Covas recebem a partir da próxima segunda-feira (28), no período da manhã, a visita de agentes de saúde para atualizar o cadastro do SUS (Sistema Único de Saúde). A ação faz parte da campanha “Meu cadastro SUS em dia” para a atualização cadastral de todos os moradores de Penápolis.
Para marcar o início da campanha, o prefeito Caique Rossi e o secretário de Saúde, Pablo Ambrósio Ianela se reuniram ontem (21) com os órgãos de imprensa, população e equipe na Macro 4, no bairro Planalto. Durante o bate papo, foram explicados detalhes da campanha e a importância da atualização desses cadastros.
O prefeito Caique Rossi destacou que esse recadastramento faz parte do processo de informatização de todo o sistema de atendimento à saúde pública municipal. “É uma etapa muito importante para a informatização que facilitará a integração de todos os serviços de saúde pública, trazendo mais eficiência e agilidade para a população”, afirmou.
“Pedimos que a população receba nossos agentes e colabore para que possamos reorganizar e atualizar as informações de todos os moradores. É uma ação fundamental para a nossa saúde”, enfatizou Caique.
COMO FUNCIONA
A primeira região a receber a campanha será o território atendido pela UBS Sílvia Covas, a partir do dia 28 de setembro. Essa será a primeira área a ser atendida, mas toda cidade passará pela atualização cadastral. Os agentes passarão casa a casa entregando folhetos com orientações para que moradores se preparem para a visita.
A partir da próxima segunda-feira (28), agentes de saúde e de combate às endemias percorrerão todas as residências devidamente identificados com uniforme e crachás, no horário das 7h às 13h. Durante as visitas, o munícipe responderá um formulário com informações pessoais como nome, endereço, moradores da residência, entre outros.
Ao fim da entrevista, o morador deve conferir os dados e assinar o formulário. Caso o morador não seja encontrado, a equipe fará uma busca ativa aos finais de semana. A atualização também pode ser feita diretamente na UBS Sílvia Covas, basta procurar a enfermeira responsável pela unidade.
REORGANIZAR
O secretário de Saúde, Pablo Ianela, explicou que o recadastramento permitirá dimensionar o atendimento nas unidades básicas de saúde, pois será possível quantificar quantos moradores são atendidos em cada território. “Dessa forma, teremos um diagnóstico para fortalecer as equipes de saúde da família, de odontologia, de vigilância epidemiológica, todas as equipes de saúde pública”, afirmou
“Saber onde a população está é o primeiro passo para planejar onde investir os recursos públicos com justiça e eficiência. Além disso, a base cadastral atualizada é uma condição essencial para a migração ao novo sistema de gestão da saúde municipal que estamos implantando. Uma rede integrada significa prontuários únicos, comunicação direta entre os serviços e rapidez nas tomadas de decisões”, acrescentou Ianela.
Ainda de acordo com o secretário de Saúde, na prática, isso se traduz em maior controle, mais economia dos recursos públicos, menos filas e mais assertividade no cuidado com o paciente.
“A modernização da saúde começa pela informação correta, por isso convoco toda a população a atualizar seus dados e peço a colaboração de toda nossa equipe no acolhimento e orientação da população durante essa campanha. Construir uma saúde pública eficiente e resolutiva é um compromisso diário que fazemos juntos”, concluiu. (*) Com informações da Secom - PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.





