Ministério da Saúde anuncia 45 leitos de UTI Covid para a região de Araçatuba
Saúde
Portaria publicada ontem autoriza leitos em Araçatuba, Andradina, Ilha Solteira e Mirandópolis
Da Redação 19/03/2021Foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (18), portaria do Ministério da Saúde que autoriza a instalação de 45 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com sintomas da Covid-19 para hospitais da região de Araçatuba.
Essas unidades fazem parte de um pacote para custeio de 1,6 mil leitos de UTI adultos e oito leitos pediátricos para o Estado de São Paulo, os quais devem ser utilizados para atendimento exclusivo de pacientes da Covid-19, segundo a publicação. A reportagem já entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado para confirmar se o dinheiro vai financiar a instalação de novos leitos ou custear os já existentes. Ainda não houve resposta.
DINHEIRO
Ao todo, são R$ 77,18 milhões do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde. Ainda de acordo com o que foi publicado, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos valores aos Fundos Estadual e Municipais de Saúde. Os repasses devem ser feitos em parcelas mensais, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
REGIÃO
Na tabela publicada pelo Ministério da Saúde, a região deve ser contemplada com 19 leitos na Santa Casa; dez na Santa Casa de Andradina; dez no Hospital Estadual de Mirandópolis; e seis no Hospital Regional de Ilha Solteira. Na quarta-feira (17) o Hojemais Araçatuba publicou matéria informando que a região tem 95,5% dos leitos de UTI Covid ocupados, segundo atualização feita às 17h.
O número é superior à média estadual, que era de 90,3% no mesmo levantamento. A área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba corresponde a 40 municípios e soma 1.146 óbitos no levantamento do governo estadual, sendo que 56 deles foram comunicados entre terça e quarta. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.