Mirandópolis entra na lista dos municípios com capacidade hospitalar acima de 80%
Saúde
Governo do Estado recomenda que a Prefeitura adote medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19
Da Redação 22/01/2021Mirandópolis é a 3ª cidade da região de Araçatuba a superar 80% da capacidade hospitalar de ocupação para pacientes graves com sintomas da Covid-19. Birigui e Ilha Solteira permanecem nesta situação desde a semana passada. Uma nova relação foi divulgada na quinta-feira (21), pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, que faz acompanhamento diário da evolução da pandemia no Estado, em parceria com o Centro de Contingenciamento do Coronavírus.
Segundo o que foi informado, subiu de 43 na sexta-feira passada para 58 o número de municípios paulistas que apresentaram, na média móvel dos últimos sete dias, capacidade hospitalar acima de 80% de ocupação para pacientes graves. Nove destes municípios já alcançaram 100% de ocupação, segundo o levantamento elaborado com informações e dados de quarta-feira (20).
ATUALIZAÇÃO
Os dados disponibilizados pelo Censo Covid são divulgados diariamente pelos próprios hospitais. Porém, o governo do Estado deixa claro que o esgotamento de uma unidade hospitalar não significa necessariamente esgotamento de todo o sistema de saúde do município. O banco de dados baseia-se na medição de todo o sistema de saúde e seus respondentes (que contemplam tanto hospitais da rede pública, quanto da rede particular e ainda, incluindo entidades sem fins lucrativos).
MEDIDAS RESTRITIVAS
Na sexta-feira (22), durante coletiva de imprensa para a reclassificação do Plano São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, listou 43 municípios que estavam com a capacidade hospitalar de leitos de UTI para a Covid-19 acima dos 80%, incluindo Birigui e Ilha Solteira. Na ocasião, foi recomendado que as prefeituras dessas cidades endurecessem as medidas para contenção do vírus.
Em nota divulgada na quinta, Vinholi reforçou o pedido. “Desde a última reclassificação do Plano São Paulo estamos alertando os municípios sobre alta na taxa de ocupação hospitalar. Recomendamos que as Prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares”, alerta. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.