BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Moradores fazem abaixo-assinado contra instalação de novos pedágios

Cidade

Petição on-line já havia sido assinada, até a tarde de ontem (16), por quase 330 pessoas

No projeto, rodovia será privatizada, com instalação de 2 praças de pedágios

No projeto, rodovia será privatizada, com instalação de 2 praças de pedágios. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Moradores de Penápolis criaram um abaixo-assinado no site change.org para protestar contra a instalação de novos pedágios previstos no projeto de concessão da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Uma destas praças seria colocada na divisa entre Penápolis e Braúna. A outra é em José Bonifácio. A petição on-line já havia sido assinada, até a tarde de ontem (16), por quase 330 pessoas.

Segundo o texto que acompanha, “as novas praças de pedágios seriam lamentáveis e até mesmo dolorosas para muitos motoristas que utilizam a pista para todos os tipos de atividades, seja trabalho, estudo ou lazer”. O documento deve ser encaminhado ao governador João Doria e ao vice Rodrigo Garcia, ambos do PSDB.

“A economia está afetada, o desemprego em alta e muitos estabelecimentos não conseguiram “sobreviver” à pandemia da Covid-19. As dificuldades são enormes para todos e o que se vê é o abusivo e desnecessário serviço de pedágios ser colocado “goela abaixo”, diz o texto.


PROJETO

Na última sexta-feira (12), a Câmara realizou uma audiência pública sobre o assunto, contando com a participação dos vereadores, população, autoridades e demais segmentos da sociedade (leia mais na matéria acima).

Recentemente, a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) abriu consulta pública para receber sugestões sobre o projeto de concessão dos serviços públicos de ampliação, operação, conservação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário Lote Noroeste, trecho que abrange 49 municípios, totalizando 1.022 quilômetros de rodovias.

A medida integra a 2ª etapa do processo de concessão, que já contou com a realização de uma série de audiências públicas, realizadas o mês passado em São Paulo, Barretos, São José do Rio Preto, Araraquara e Penápolis. A previsão de investimentos no trecho é de R$ 2 bilhões durante o período de concessão.

Ainda conforme o projeto, deste valor, a concessionária vencedora terá de fazer 73 quilômetros de duplicação, num total de R$ 392 milhões, 31 dispositivos, que custarão R$ 185 mi, 100 km de acostamentos e adequações dos já existentes, recuperação do pavimento, implantação de passarelas, marginais e ciclovias, entre outras obras. Nessa primeira versão do projeto de renovação e ampliação da concessão de rodovias no Noroeste do Estado prevê R$ 11,9 bilhões de investimentos em 1.046 quilômetros.

Do total de investimentos, R$ 4,5 bilhões devem ser aplicados diretamente em ampliações e duplicações de vias, além de acessos, viadutos e intervenções, beneficiando a população de 49 municípios paulistas, bem como aprimorando o tráfego e a segurança viária no corredor logístico que se forma a partir de alguns dos principais polos econômicos e turísticos do Estado.

A proposta ainda prevê melhorias em vias que passam por cidades como São Carlos, Araraquara, Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, São José do Rio Preto, Olímpia, Barretos e Penápolis, entre outras. Ainda estão incluídas no pacote a SP-373 (Severínia a Colina); SP-326 (Barretos a Colômbia) e SP-322 (Bebedouro a Olímpia).

Também está prevista a renovação de concessões da SP-351 (Bebedouro e Catanduva); SP-323 (Taquaritinga e Pirangi); SP-326 (trechos entre Bebedouro e Barretos e Bebedouro e Araraquara); SP-333 (Sertãozinho e Borborema) e SP-310 (São Carlos e Mirassol).

Em fevereiro de 2022, haverá o lançamento do edital e, em junho, o leilão. A assinatura do contrato deverá ocorrer em dezembro do mesmo ano, segundo a programação planejada. Antes disso tudo, os pedidos reivindicados nas audiências serão analisados por representantes da Artesp e o programa será revisado.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.