FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Morre Francisco Carraretto aos 103 anos

Cidade

Familia veio para Penápolis quando ele tinha cinco anos, tendo se instalado no Urutágua

Carraretto recebeu a Medalha Centenária da Câmara em 2017

Carraretto recebeu a Medalha Centenária da Câmara em 2017. Foto: Arquivo/Câmara de Penápolis

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Faleceu no domingo (28), aos 103 anos, o Sr. Francisco Carraretto, um dos poucos ainda vivos e com maior idade residente em Penápolis. Velado no Bom Pastor Memorial, foi sepultado no final da tarde do mesmo dia. Carraretto recebeu a Medalha Centenária concedida pela Câmara de Vereadores, em sessão ocorrida em 28 de abril de 2017.

Os dados históricos da vida do homenageado foram levantados pelo jornalista Ricardo “Cacá” Alves, assessor de Imprensa da Câmara. Francisco Carraretto era filho de Luigi Carraretto e de Virgínia Nadalute. Nasceu em 17 de outubro de 1917 em Campinas. Tinha descendência de austríacos e italianos.

Veio para a região de Penápolis quando tinha cinco anos de vida, tendo sua família se instalado no bairro rural Urutágua. O plano inicial era Birigui, mas a informação sobre mosquitos provocou mudança. Na chegada à cidade, o uso de carro de boi para levar as ferramentas de trabalho.

Começou a trabalhar aos oito anos na lavoura. Em sua juventude, por vezes, para iluminar o caminho, o uso de improviso, com vaga-lume. Fã de esporte, jogou futebol e chegou a ter convite para seguir carreira profissional na modalidade, mas seu pai não deixou por causa de cuidados com grande lavoura.

Atuou na roça até 1963, quando se mudou para a zona urbana de Penápolis. Na cidade, trabalhou na empresa Encopa e depois como leiteiro. Viúvo de Natalina Ferreira Carraretto, Francisco Carrareto teve cinco filhos: Antônio, Inês, Helena, Emília e Maria José. Deixou ainda netos e bisnetos.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.