BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos

Esportes

Tricampeão mundial com a seleção estava internado para tratamento de um câncer no cólon

Pelé estava internado no hospital Albert Einstein, em SP, desde 29 de novembro

Pelé estava internado no hospital Albert Einstein, em SP, desde 29 de novembro. Foto: Neil Hall/Getty Images

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O futebol perdeu seu Rei. Nesta quinta-feira (29), morreu Pelé, o maior jogador da história, aos 82 anos. Ele era casado, desde 2016, com a penapolenses e empresária Márcia Aoki. A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília.

O sepultamento acontecerá em Santos. O Atleta do Século estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair a Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

Na tarde desta quinta, o hospital anunciou a morte do Rei. “O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol”, comunicou.

O perfil oficial de Pelé no Instagram confirmou a morte com a seguinte mensagem. “A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje. Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor. A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações. Amor, amor e amor, para sempre”, escreveu.


CIRURGIA

Pelé passou por uma cirurgia no local em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Em 21 de dezembro, o corpo clínico do hospital divulgou um boletim médico dizendo que Pelé apresentou uma “progressão da doença oncológica” e que necessitava de maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca.

Por isso, o ex-jogador não teve autorização para passar o Natal em casa, como queria a família. Kely e Edinho Nascimento, filhos do Rei, publicaram fotos nas últimos dias com o pai no quarto em que ele estava internado.

Outros filhos e netos também estiveram no local para a passagem do Natal. Apesar do quadro complicado, Pelé passou alguns dias estável e com uma leve melhora. Nos últimos dias, porém, a saúde do Rei voltou a piorar.

Em virtude da idade avançada e do tratamento, as aparições públicas do Rei do Futebol se tornaram cada vez menos frequentes nos últimos anos. Em redes sociais, ele manifestava otimismo com a recuperação.


HOMENAGENS

Pelé recebeu diversas homenagens durante a Copa do Mundo de 2022, disputada enquanto ele estava internado na capital paulista. Jogadores como Neymar, Richarlison e Mbappé desejaram melhoras ao gênio em meio ao torneio. Torcedores também exibiram faixas nos estádios. (*) Com informações do ge



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.