JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Morte de Renata entristece freis, funcionários e paroquianos do Santuário

Cidade

Há 30 anos, ela cuidava com muito zelo e dedicação dos paramentos e dos objetos sacros

Sacristã Renata Adriana Soares de Araújo faleceu em decorrência das complicações da Covid-19

Sacristã Renata Adriana Soares de Araújo faleceu em decorrência das complicações da Covid-19. Foto: Reprodução/Facebook

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Nesta quarta-feira (17), uma grande perda para todos da Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, de Penápolis. A sacristã Renata Adriana Soares de Araújo faleceu aos 47 anos, em decorrência das complicações do novo coronavírus (Covid-19). Ela estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Misericórdia local.

A comoção tomou conta dos freis atuais e dos que passaram pelo Santuário São Francisco, do clero que sempre era por ela acolhido na sacristia, funcionários e paroquianos. Há 30 anos, ao menos, Renata cuidava com muito zelo e dedicação dos paramentos e dos objetos sacros das celebrações. Muitas foram às homenagens póstumas nas redes sociais enaltecendo seu jeito sempre acolhedor, amigo, que muito contribuía para ajudar e orientar a todos envolvidos na Liturgia das missas de preceito ou festivas, casamentos e batizados.

Mesmo com idade considerada nova, Renata que teve sua maior parte de registro funcional na Paróquia, tinha tempo de contribuição previdenciária e havia conseguido sua aposentadoria ainda no ano passado. Tinha muitos sonhos a realizar. Sempre foi extremamente dedicada à sua família.

Os freis fizeram questão de encaminhar mensagens para consolar os familiares, amigos e aos paroquianos pela comoção que tomou a todos logo pela manhã. Acima de tudo, mensagens de encorajamento na fé, louvando e agradecendo a Deus pelo dom da vida dela, por ter servido por tantos anos a comunidade de fé.

“O dia amanheceu cinzento. O jardim da vida perdeu mais uma flor que irá embelezar a eternidade ainda mais”, foi uma entre tantas as frases ditas para expressar tamanha perda da Renata. O falecimento teria ocorrido por volta das 6h50. Após a triste notícia, o Pároco do Santuário, Frei Gerson da Silva Mercês, emitiu uma nota, falando do dia que começou triste com a partida da irmã Renata, que foi para a eternidade.

“Porém, nós não podemos perder a esperança, porque o apóstolo Paulo nos diz que ‘a promessa da imortalidade nos consola’. Ela nos deixou, mas foi morar ao lado do Senhor Jesus, de quem ela tanto amou e serviu. Nossas orações para que a Renata descanse em paz nos braços de Deus, e também oremos por sua família, para que o Pai Misericordioso conceda a graça da fé, da força para superar esse momento de dor, de luto”.

Frei Gerson, seguindo todos os protocolos de segurança, e representando toda a comunidade católica impossibilitada da despedida, antes do sepultamento sem velório na Necrópole Santa Cruz ainda pela manhã, ao lado apenas dos familiares, fez a Celebração das Exéquias em nome de todos impedidos para esse despedir, e nem dar um abraço na família.


CONFORTO

O Ministro Provincial dos Frades Menores Capuchinhos de São Paulo, frei Arcanjo Soares, que morou na fraternidade de Penápolis, expressou o sentimento de coração entristecido com a partida da Renata, elevando a Deus uma prece de gratidão por toda a sua vida, e por tudo o que ela viveu e semeou.

“Para todos nós que acreditamos na ressurreição a morte não significa o fim, mas é o momento que depois de cansados e fadigados com o peso das nossas cruzes, chega então o momento de descansarmos no colo de Deus. Assim acreditamos, pela nossa fé, que hoje a Renata descansa no colo do Pai, Ele que é o Pai das Misericórdias que acolhe a todos e também preparou a casa da Renata, e hoje a convida para que ela adentre e seja feliz eternamente”.

Aos que ficam com a dor da perda, frei Arcanjo animou dizendo que “mesmo com o sentimento de que ela nos deixa tão cedo, queremos recordar dos bons momentos e entender que a vida da Renata se prolonga em nossas vidas por tudo o que ela foi para cada um de nós. Assim sendo, ela se eterniza em nossos corações e nossos pensamentos, e com esse sentimento de fé, peçamos que a Luz Eterna brilhe para ela e que o Senhor da Vida nos conforte com sentimento de esperança e de ternura”.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.