JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Mortes por coronavírus avançam no interior

Saúde

Penápolis é um dos municípios que registrou óbito em decorrência do Covid-19

Estado de São Paulo registrou 41 novos óbitos no último sábado (4); até o momento, são 13,7 mortes diárias

Estado de São Paulo registrou 41 novos óbitos no último sábado (4); até o momento, são 13,7 mortes diárias. Foto: Ilustração

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Os óbitos por coronavírus avançaram para o interior do Estado de São Paulo. Há pelo menos um caso nas regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto, Campinas, Baixada Santista, Presidente Prudente, e Sorocaba. Penápolis é um dos municípios que registrou óbito em decorrência do Covid-19.

Trata-se do empresário de 53 anos que morreu na noite de sexta-feira (3). Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa local desde o último dia 22. O corpo foi sepultado na manhã de sábado (4), na Necrópole Santa Cruz.

De acordo com o governo estadual, a região de Campinas é a que concentra o maior número de mortes, com seis, tendo registros em Americana (1), Nova Odessa (1) e Campinas (4). O Estado de São Paulo registrou 41 novos óbitos no sábado.

Os municípios e respectivos números foram: São Paulo (212), Guarulhos (5), Campinas (4), São Bernardo do Campo (4), Santo André (3). Cotia, Osasco, Santos, Sorocaba e Taboão das Serra têm duas mortes cada. Há ainda um óbito confirmado em cada cidade a seguir: Arujá, Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Cravinhos, Diadema, Dracena, Embu das Artes, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jaboticabal, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul, São Sebastião e Vargem Grande Paulista.

As 260 vítimas somam 144 homens e 116 mulheres. Do total, 223 tinham idade igual ou superior 60 anos. As demais incluem pessoas com menos de 60 com comorbidades que, assim como os idosos, representam grupo mais vulnerável a complicações da Covid-19.

O número de mortes já é quase igual ao total de óbitos por gripe registrados ao longo de todo o ano passado. As internações de pacientes com a confirmação da doença em leitos de UTI cresceram 1.500% desde 20 de março, passando de 33 para 524, no último dia 3. As mortes subiram 180% em uma semana.

Os dados também apontam que o coronavírus mata 10 vezes mais do que todos os tipos de meningite. Até o momento são 13,7 mortes diárias, em média, por Covid-19, contra 1,3 por meningite no Estado em 2018. Entre as vítimas fatais, 85,8% tinham 60 anos ou mais.

Desses, 92,1% tinham algum tipo de comorbidade. Do total de mortos pela doença, de todas as faixas etárias e que tinham alguma comorbidade, 69,1% eram cardiopatas; 47,1% possuíam diabetes; 16,1% apresentavam pneumonia; 12,6% tinham algum tipo de doença neurológica; 7,6% possuíam imunodeficiência; 3,1% eram asmáticos; e 2,2% apresentavam doença hematológica.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.