Movimento pela abertura de hemodiálise tem reunião na DRS
Política
Penápolis e comarca somam, aproximadamente, 70 pacientes
Imprensa/Câmara 11/02/2022O movimento liderado pela Câmara Municipal de Penápolis, em defesa de implantação de um Centro de Hemodiálise na cidade teve quarta-feira (9), reunião com o diretor da DRS (Regional de Saúde) de Araçatuba, Rachides de Castro Junior. O encontro buscou informações para ajudar no encaminhamento das ações em prol da tentativa de viabilização do serviço.
A comitiva do movimento, a qual já havia visitado em 25 de janeiro o Centro de Hemodiálise de Promissão, ganhou ainda mais representatividade na reunião em Araçatuba, contando com a participação da presidente da Câmara, Letícia Sader (MDB), vereadores Altair Reis (Cidadania), Edson Bilche Girotto, o Batata (PSDB), Isanoel Ditinho (Podemos), Professora Jandinéia (PT), Nelson Kbção (Cidadania) e Paulinho do Esporte (DEM); o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa) e prefeito de Alto Alegre, Carlinhos Susumi, acompanhado pelo seu secretário municipal de Saúde, Sérgio Cherubin, o diretor executivo do Cisa, Agnaldo César Duarte, além de representantes da direção da Funepe, Wanderli Bastos e Eliana Almeida, e o ex-prefeito de Barbosa, Fernando Chumbinho.
O vereador Altair Reis, uma das principais lideranças para a criação do Centro de Hemodiálise em Penápolis, avaliou como muito positivo o levantamento de informações com o diretor da DRS de Araçatuba. “Agradecemos a atenção e as orientações do senhor Rachides. Sabemos das dificuldades para o projeto, mas com vontade e união confiamos em êxito. Contamos com forte apoio do setor privado, a exemplo da família Colnaghi”, diz Altair.
O município de Penápolis e os demais integrantes da sua comarca somam, aproximadamente, 70 pacientes com necessidade de realização de hemodiálise. A implantação do serviço para atendimento local proporcionaria significativo respaldo para diminuir os desgastes de viagens três vezes por semana para outras cidades.
O diretor da DRS de Araçatuba informou que necessita de um oficio assinado pelo prefeito de Penápolis, Caíque Rossi, e pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Whashington, com pedido de estudos sobre a viabilidade para a implantação Centro de Hemodiálise na Santa Casa local.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.