FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Mulher pode ter morrido por dengue hemorrágica

Saúde

Vítima estaria com dengue grave e seria também portadora de uma anemia falciforme

Penápolis tem registrado um aumento considerável de casos de dengue nos últimos dias

Penápolis tem registrado um aumento considerável de casos de dengue nos últimos dias. Foto: Ilustração

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Está em investigação se a morte de uma mulher de 36 anos teria sido causada por dengue hemorrágica. O óbito se deu nesta segunda-feira (28); a vítima estava internada e em tratamento na Santa Casa de Penápolis.

De acordo com informações levantadas pela reportagem do INTERIOR, a mulher residia no bairro Jardim Alphaville e trabalhava na creche Fundação Nely Jorge Colnaghi, que interrompeu as atividades ontem (29) em luto pela perda da colaboradora.

Consta que a mulher estaria com dengue grave, e seria também portadora de uma anemia faliforme, que é causada por uma mutação genética que provoca a deformação dos glóbulos vermelhos. A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária.


CASOS

Penápolis tem registrado um aumento considerável de casos de dengue nos últimos dias. Desde o início deste mês de março, unidades públicas de saúde e também a rede particular tem recebido muitos pacientes, confirmando nos exames que estão com a doença, que é provocada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Levantamento feito ainda em outubro do ano passado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde detectou que o índice Breteau estava 2,5, bem acima de 1, valor tolerável pelo Ministério da Saúde.

Em fevereiro deste ano a secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis fez um alerta à população sobre os cuidados para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Até o dia 25 do mês passado o município havia registrado 105 casos.

Neste mês de março, o Serviço de Vigilância Epidemiológica realiza inspeções e notifica os imóveis em situação de abandono na cidade. O trabalho visa identificar a quantidade, localização e estado das residências, além da origem do abandono que oferece riscos à saúde pública.

Ao todo, serão verificados cerca de 400 imóveis abandonados. Todas as notificações serão publicadas no Diário Oficial do Município e, passado o período de notificação, serão lavrados autos de infração e multas para os casos de descumprimento.

Outra ação é a realização de um processo seletivo simplificado para o programa “Penápolis contra a dengue”, destinado à contratação temporária de 20 apoiadores de combate à dengue. Os inscritos farão a prova no próximo domingo (3).



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.