Mulher tem órgãos doados após ruptura de um aneurisma
Região
Doadora tinha 57 anos e captação foi feita nesta quarta-feira na Santa Casa de Araçatuba; foi a 12ª do ano
Da Redação 04/09/2020Uma mulher de 57 anos, moradora em Araçatuba (SP) e que estava internada na Santa Casa, teve órgãos captados por equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto nesta quarta-feira (2).
Esta é a 12.ª captação de órgãos realizada neste ano pelo hospital e foram captados fígado, rins e córneas. O nome da doadora não foi divulgado.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a paciente teve morte cerebral constatada terça-feira (1) e a família autorizou a doação.
Ela havia sido internada em 21 de agosto em quadro clínico grave, após sofrer uma Hemorragia Subaracnóidea.
Segundo nota do hospital, esse tipo de hemorragia é provocada pelo extravasamento súbito de sangue no interior do espaço subaracnóideo, compreendido entre a camada interna e a camada intermediária dos tecidos que envolvem o cérebro, tendo como causa mais comum a ruptura de um aneurisma.
“Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, a paciente não reagiu aos tratamentos e permaneceu em coma”, informa nota.
DOAÇÃO
Foram realizados todos os exames do protocolo de investigação de morte encefálica e o óbito foi constado às 18h37 de terça.
A equipe do HB de Rio Preto foi responsável pela captação do fígado e dos rins, enquanto as córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons. Ele é integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Araçatuba.
Esses órgãos serão transplantados em pacientes que aguardam na fila de transplantes que tiverem compatibilidade com doador. A verificação dessa da compatibilidade é feita pela Central Nacional de Transplantes. (*) Por Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.