Museu da Água terá projeto específico de arte visual
Cidade
Todo o plano museológico é coordenado pela equipe do Museu Histórico
Da Redação 08/01/2021A equipe responsável pelo projeto museográfico do Museu da Água esteve reunida, nesta semana, com profissionais da empresa de comunicação visual para definir os últimos ajustes do projeto de arte visual do novo museu. A criação é um projeto do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), CEA (Centro de Educação Ambiental) em parceria com a Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).
Todo o plano museológico é coordenado pela equipe do Museu Histórico de Penápolis. Segundo explicou a coordenadora do Museu Histórico e responsável pela montagem do acervo, Alessandra Nadai, o museu é um espaço para divulgar e fomentar a educação patrimonial.
“A visitação aos museus é uma forma de interação das pessoas com o patrimônio cultural e ambiental, por isso é importante saber comunicar a história do saneamento com o público. Sendo assim, um projeto específico de arte visual para o Museu da Água está sendo elaborado, como por exemplo, os painéis de exibição das partes interna e externa do museu”, comentou.
O projeto de comunicação visual do Museu da Água está sendo elaborado pela empresa Latina Comunicação e Marketing, vencedora do processo licitatório, em setembro de 2020.
MISSÃO
A história do saneamento de Penápolis contada a partir de antigas peças é o tema do Museu da Água, sediado na antiga Estação de Captação de Água, cujo prédio foi construído em 1938. Sua missão é promover a salvaguarda do patrimônio cultural e ambiental da cidade de Penápolis, através de programas de educação e sensibilização ambiental com relevância às temáticas da água e do saneamento eficaz.
As peças do acervo contam a história do saneamento de Penápolis. Um exemplo é a primeira bicicleta da autarquia que era utilizada para percorrer as ruas para execução de serviços, que está sendo restaurada e ficará exposta no museu. Vale lembrar que o antigo prédio da Estação de Captação de Água foi todo reformado e adaptado para expor o acervo do Museu, passando por troca do forro do prédio, pintura das paredes internas, substituição de todos os vidros e esquadrias.
O prédio também foi adaptado para a acessibilidade, com rampas para cadeirantes e instalação de corrimãos. Assim que o espaço estiver pronto, será aberto diariamente à visitação ao público. O endereço é rua Altino Vaz de Mello. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.