COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Museu do Sol abre exposição ‘Altamira Borges’ nesta quinta-feira

Cidade

Ao completar 90 anos, artista naif será homenageada na abertura do evento

Artista, que completou 90 anos, será homenageada durante abertura de exposição

Artista, que completou 90 anos, será homenageada durante abertura de exposição. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Altamira Borges terá seus quadros expostos a partir desta quinta-feira (14), às 20h, no Museu do Sol em Penápolis, espaço cultural especializado na arte naif, onde o trabalho da artista está incluído. Baseadas na simplificação dos elementos, exibição de grande quantidade de cores e valorização da representação de temas cotidianos e manifestações culturais do povo, estas são as características da arte produzida por ela.

Conforme explicou Beto Fernandes, diretor do espaço, essa arte é geralmente produzida por artistas autodidatas, ou seja, que não possuem conhecimento formal e técnico de arte. “Em relação à Altamira, trata-se de uma grande artista baiana, radicada em Penápolis e que está contribuindo com o seu trabalho na elevação do nome da cidade, por meio do museu, instituição cultural que tem em seu acervo obras da artista”, relatou.

A visitação será permitida de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30 até 3 de setembro, podendo a comunidade em geral – escolas, empresas, instituições sociais, entre outras - agendar previamente suas visitas durante o período.


HOMENAGEM

Além da exposição, Altamira Borges, que completou 90 anos no último dia 23, terá outro momento especial e muito marcante para a arte e cultura do Museu do Sol, espaço fundado em 1972, em São Paulo, por Iracema Arditi.

Nessa exposição, vários artistas farão, por meio de seus trabalhos, uma homenagem e registro do cotidiano dela, o que, para Fernandes, trata-se de justo reconhecimento ao expressivo trabalho desta artista que tem divulgação no museu em todo o país e exterior.

“Também a Câmara aprovou, em 20 de junho, por unanimidade, a Moção de Congratulação, que foi proposta pela vereadora Professora Jandinéia (PT) e será entregue”, informou. Tendo completado 50 anos em16 de março, o espaço soma 44 anos da sua transferência e funcionamento em Penápolis e, nesse período, muitos artistas marcam sua história.

A exposição destaca Altamira, baiana que há 40 anos está diretamente ligada ao espaço onde, a partir de 1982, recebeu orientações básicas no atelier, fomentando seu talento para pinturas, que surgiu quando era ainda criança.


VIDA

Altamira Pereira Borges é pintora naif, primitiva e autodidata, nascida em 23 de junho de 1932 em Jacaraci, na Bahia, de onde migrou com toda a família para a Região Noroeste do Estado no final da década de 1930. Fixou-se com a família na zona rural das cidades de Lins e Penápolis, trabalhando na lavoura de café e algodão da região.

De família humilde, casou, teve filhos, estabeleceu-se comercializando frutas e verduras no mercado municipal da cidade, cuidou de doentes, trabalhou em casas particulares e, no início da década de 1980, encontrou na pintura uma maneira de aliviar o sofrimento pela morte do pai e do marido, começando autodidaticamente.

Para conseguir divulgar sua arte, no início de 1982, procurou o Museu do Sol, mostrando seu trabalho para a diretora. Na oportunidade, ganhou tintas e pincéis e começou a pintar no atelier livre do espaço, retratando imagens do nosso popular. O que ela mais gosta de colocar nas telas são festas, quermesses e casamentos na roça.

Com o passar do tempo, seus quadros ganharam exposições em locais importantes, como o Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, Masp (Museu de Arte de São Paulo) e diversas unidades do Sesc em todo o Estado.

Nas diversas participações em Bienais Naifs e selecionada para edições do Catálogo Geral do Mapa Paulista da Secretaria Estadual da Cultura do Estado de São Paulo, recebeu duas vezes o Prêmio Banco Real de Talentos da Maturidade e conquistou seu lugar entre os principais artistas naifs brasileiros. (*) Com informações da A/I do Museu do Sol


Serviço

Exposição “Altamira Borges – 90 anos”

Data: 14 de julho a 3 de setembro

Local: Museu do Sol – avenida Rui Barbosa, 798, Centro, Penápolis (SP)

Horário: segunda à sexta, das 8h às 13h30 e das 13h às 16h30 – entrada gratuita

Informações: (18) 3652-0590



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.