Museu do Sol abre exposição ‘Altamira Borges’ nesta quinta-feira
Cidade
Ao completar 90 anos, artista naif será homenageada na abertura do evento
Da Redação 12/07/2022Altamira Borges terá seus quadros expostos a partir desta quinta-feira (14), às 20h, no Museu do Sol em Penápolis, espaço cultural especializado na arte naif, onde o trabalho da artista está incluído. Baseadas na simplificação dos elementos, exibição de grande quantidade de cores e valorização da representação de temas cotidianos e manifestações culturais do povo, estas são as características da arte produzida por ela.
Conforme explicou Beto Fernandes, diretor do espaço, essa arte é geralmente produzida por artistas autodidatas, ou seja, que não possuem conhecimento formal e técnico de arte. “Em relação à Altamira, trata-se de uma grande artista baiana, radicada em Penápolis e que está contribuindo com o seu trabalho na elevação do nome da cidade, por meio do museu, instituição cultural que tem em seu acervo obras da artista”, relatou.
A visitação será permitida de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30 até 3 de setembro, podendo a comunidade em geral – escolas, empresas, instituições sociais, entre outras - agendar previamente suas visitas durante o período.
HOMENAGEM
Além da exposição, Altamira Borges, que completou 90 anos no último dia 23, terá outro momento especial e muito marcante para a arte e cultura do Museu do Sol, espaço fundado em 1972, em São Paulo, por Iracema Arditi.
Nessa exposição, vários artistas farão, por meio de seus trabalhos, uma homenagem e registro do cotidiano dela, o que, para Fernandes, trata-se de justo reconhecimento ao expressivo trabalho desta artista que tem divulgação no museu em todo o país e exterior.
“Também a Câmara aprovou, em 20 de junho, por unanimidade, a Moção de Congratulação, que foi proposta pela vereadora Professora Jandinéia (PT) e será entregue”, informou. Tendo completado 50 anos em16 de março, o espaço soma 44 anos da sua transferência e funcionamento em Penápolis e, nesse período, muitos artistas marcam sua história.
A exposição destaca Altamira, baiana que há 40 anos está diretamente ligada ao espaço onde, a partir de 1982, recebeu orientações básicas no atelier, fomentando seu talento para pinturas, que surgiu quando era ainda criança.
VIDA
Altamira Pereira Borges é pintora naif, primitiva e autodidata, nascida em 23 de junho de 1932 em Jacaraci, na Bahia, de onde migrou com toda a família para a Região Noroeste do Estado no final da década de 1930. Fixou-se com a família na zona rural das cidades de Lins e Penápolis, trabalhando na lavoura de café e algodão da região.
De família humilde, casou, teve filhos, estabeleceu-se comercializando frutas e verduras no mercado municipal da cidade, cuidou de doentes, trabalhou em casas particulares e, no início da década de 1980, encontrou na pintura uma maneira de aliviar o sofrimento pela morte do pai e do marido, começando autodidaticamente.
Para conseguir divulgar sua arte, no início de 1982, procurou o Museu do Sol, mostrando seu trabalho para a diretora. Na oportunidade, ganhou tintas e pincéis e começou a pintar no atelier livre do espaço, retratando imagens do nosso popular. O que ela mais gosta de colocar nas telas são festas, quermesses e casamentos na roça.
Com o passar do tempo, seus quadros ganharam exposições em locais importantes, como o Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, Masp (Museu de Arte de São Paulo) e diversas unidades do Sesc em todo o Estado.
Nas diversas participações em Bienais Naifs e selecionada para edições do Catálogo Geral do Mapa Paulista da Secretaria Estadual da Cultura do Estado de São Paulo, recebeu duas vezes o Prêmio Banco Real de Talentos da Maturidade e conquistou seu lugar entre os principais artistas naifs brasileiros. (*) Com informações da A/I do Museu do Sol
Serviço
Exposição “Altamira Borges – 90 anos”
Data: 14 de julho a 3 de setembro
Local: Museu do Sol – avenida Rui Barbosa, 798, Centro, Penápolis (SP)
Horário: segunda à sexta, das 8h às 13h30 e das 13h às 16h30 – entrada gratuita
Informações: (18) 3652-0590
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.