FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Museu do Sol abre exposição ‘Irmão Sol, Irmã Lua’ sobre São Francisco de Assis

Cidade

Evento, que homenageia padroeiro da cidade, ficará aberto até 31 de outubro; a entrada é gratuita

Para a exposição, foi confeccionada uma cenografia temática do religioso

Para a exposição, foi confeccionada uma cenografia temática do religioso. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O Museu do Sol abre nesta segunda-feira (26), a exposição ‘Irmão Sol, Irmã Lua’ sobre São Francisco de Assis, uma homenagem profana que a cidade presta ao seu padroeiro, cujo nome também foi atribuído ao Santuário penapolense, um dos raros no Brasil com o nome do santo.

De acordo com o diretor da instituição, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, a exposição contará com parte das obras em pintura e esculturas do acervo permanente do Museu de São Francisco.

“São obras que estão há 37 anos, mas que por não possuir um prédio próprio, não foram expostas. Elas, além de estarem guardadas na reserva técnica, estão catalogadas e tombadas”, explica.

Para a exposição, Beto explica que foi confeccionada uma cenografia temática. “Trabalhamos em cima do tema religioso, trazendo a vivência, por exemplo, de São Francisco com Santa Clara”, salienta.

A exposição ‘Irmão Sol, Irmã Lua’ sobre São Francisco de Assis, que contará com 18 pinturas, sete esculturas do acervo permanente e outras cinco do particular, ficará aberta até 31 de outubro. A entrada é gratuita.


MUSEU DE SÃO FRANCISCO

Segundo Beto, a ideia de se criar o Museu de São Francisco surgiu em 1980, após consultar os artistas convidados, durante a realização do IV Salão de Artes Plásticas.

“Na ocasião, o então pároco Frei Cirilo Bergamasco, em palestra mantida com o presidente da Funarpe (Fundação de Artes de Penápolis) surgiu à ideia que logo foi aceita”, destaca.

Em 1982, durante as comemorações litúrgico-religiosas pelo 8º centenário de São Francisco de Assis, diversos artistas brasileiros e convidados, elaboraram seus trabalhos em pintura, escultura, desenho, gravura e artesanato e as doaram à Funarpe para compor o acervo do museu.

“O espaço é composto de obras que tem como tema um motivo único, que é a vida e a obra de São Francisco de Assis, ou seja, São Francisco, o místico; São Francisco e o Irmão Sol; São Francisco e a Irmã Lua; São Francisco e a Natureza; São Francisco e as Aves; São Francisco e os Peixes”, disse Beto.


MANHÃ NO MUSEU

Dentro das festividades de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro - dia do padroeiro -, o espaço abre as portas e realiza a atividade ‘Manhã no Museu’, com venda de artesanatos, bolachas e doces. O encontro será das 9h às 13h.


ARTE NAIF

O Museu do Sol é o primeiro museu de Arte Naif da América Latina e foi fundada pela artista Iracema Arditi em 1972 em São Paulo. Já em 1978 teve a sua transferência para Penápolis.

A coleção foi à primeira do gênero, formada no Brasil, e desde sua fundação recebe continuada visitação. O museu realiza exposições periódicas, palestras e oficinas culturais, bem como coleta, documenta e promove o gênero primitivo de arte.

Localizado na avenida Rui Barbosa, 798, funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Informações nos telefones (18) 3652-0590 e 3652-7851. (*) Com informações da A/I do Museu do Sol



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.