Museu do Sol realiza exposição ‘Cores’ com obras de alunos do ateliê de artes
Cidade
Mostra é composta por desenhos, bordados e cerâmicas, produzidas pelos participantes das oficinas
Da Redação 05/12/2019Nesta quinta-feira (5), a partir das 20h, o Museu do Sol inaugura a exposição ‘Cores’, com obras dos alunos do ateliê de artes do museu. A mostra é composta por desenhos, bordados e cerâmicas, produzidas pelos participantes das oficinas durante o ano todo. A entrada é gratuita.
As oficinas foram ministradas pelas professoras de desenho e pintura em papel, Andrea Moreira; de cerâmica, Celina Passafaro e de bordados finos, Maria Lúcia Lima da Silva, a Malú. Ao todo, mais de 70 alunos frequentam as aulas no museu. Segundo o diretor do espaço, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, os participantes tiveram aulas semanais e, durante o período, conheceram técnicas que aprimoraram seus talentos.
“Nosso intuito com o ateliê é de proporcionar as crianças e adolescentes que frequentam as oficinas o estímulo à criatividade e a vivência da arte, com objetivo de expressar sua própria forma artística. Com a exposição, mostraremos a comunidade o que eles puderam produzir durante o ano”, comentou.
TEATRO
Como parte da abertura da exposição, haverá duas apresentações teatrais. Ambas fazem parte do curso ministrado pela atriz e diretora Paula Sassi e que possibilitaram aos alunos utilizarem ferramentas de comunicação trabalhadas durante o segundo semestre.
A turma infantil apresentará "A assembleia dos ratos", inspirada na fábula homônima de Esopo. No elenco, Alícia Ribeiro Castilho, Ester Fernandes Torrezan, Júlia Ribeiro Palomino de Freitas, Lucas Leite Candido e Luiza Sassi Domingues. Já a juvenil escolheu a música "Pupila", de Ana Clara Caetano Costa e Vitor Barbiero Kley como inspiração para performance. Compõem o elenco: Bruno Casarotto, Maria Eduarda Benetti, Maria Luísa Donzelli e Valentine Alves Ramos.
FEIRINHA
O espaço promove no próximo dia 20, das 17h às 22h, a ‘Feirinha no Museu’ com diversas atividades. O evento tem por objetivo fortalecer os vínculos entre a instituição e a população de Penápolis e região. Na oportunidade, os visitantes poderão comprar lembranças na lojinha de souvenirs do Museu do Sol, com obras confeccionadas por artistas penapolenses, como a ceramista Celina Passafaro.
Entre os produtos estão cerâmicas, bijuterias, sacolas com imagem do museu e cartões postais. Beto salienta ainda que estes produtos são ótimas alternativas de lembranças para dar de presente neste natal. “Muitas pessoas que visitam a nossa cidade desejam levar para si ou para presentear um amigo ou parente uma pequena recordação, ainda mais neste período natalino”, disse.
MUSEU
O Museu do Sol é o primeiro de Arte Naif da América Latina e foi fundada pela artista Iracema Arditi em 1972 em São Paulo. Já em 1978, teve a sua transferência para Penápolis. O espaço é destinado a documentar, preservar e promover exclusivamente a arte ingênua brasileira.
Atualmente, conta com 416 tombamentos em pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, entalhes e objetos. O museu possui ainda a coleção mais representativa da Arte Naif do Brasil. Além disso, mantém, há mais de 30 anos, um ateliê de criação artística atendendo pessoas de diversas idades em sessões semanais, sendo que a iniciativa promove a obra de pintores da cidade e região, bem como aproxima o público da arte.
A coleção foi à primeira do gênero formada no Brasil e, desde sua fundação, recebe continuada visitação. O espaço realiza exposições periódicas, palestras e oficinas culturais, além de coletar, documentar e promover o gênero primitivo de arte.
SERVIÇO
O Museu do Sol está localizado na avenida Rui Barbosa, 798, e funciona de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. Informações nos telefones (18) 3652-0590 e 3652-7851, ou pelo e-mail: museudosol@museudosol.art.br. (*) Com informações da A/I do Museu do Sol
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.