BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Na contramão da recessão, fluxo de abertura de empresas fecha saldo positivo

Economia

182 novos estabelecimentos foram iniciados nos meses de julho e agosto, segundo levantamento

Dentre os locais mais procurados, a região central abrigou 26 novos estabelecimentos, ocupando o 1º lugar

Dentre os locais mais procurados, a região central abrigou 26 novos estabelecimentos, ocupando o 1º lugar. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Enquanto alguns municípios, diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, amargam uma recessão em sua economia, Penápolis, que completa 112 anos de fundação neste domingo (25), segue na contramão deste cenário e vive a expansão de suas atividades comerciais e o anúncio de investimentos que alavancarão, ainda mais, a renda local.

Levantamento feito pelo economista e professor da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba), Marco Aurélio Barbosa de Souza, a pedido do INTERIOR, mostra que o município fechou, em julho e agosto, saldo positivo na abertura de empresas.

O mapeamento foi realizado por meio de um sistema inteligente – software - de processamento e análise de dados desenvolvidos pelo especialista, realizando a extração, cruzamento e a mineração de várias bases e transformando-as em informações qualificadas para a produção de novos conhecimentos.

Entre elas, se destacam a Rais (Relação Anual de Informações Sociais); Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados); CME (Cadastro Municipal de Empresas) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); Ministério da Economia; portal do MEI (Microempreendedor Individual); Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados); Receita Federal e Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).


NÚMEROS

De acordo com os dados, nos meses pesquisados, abriu-se 182 novos estabelecimentos. “Foram 87 que iniciaram suas atividades em julho e, em agosto, 95. A cidade manteve ritmo favorável no processo de abertura, mesmo enfrentando o cenário macroeconômico adverso”, analisou. No mesmo período, houve o fechamento de 54 atividades comerciais, fazendo com que o saldo apresentasse resultado positivo.

Outro ponto relevante apontado pelo economista foi que, neste período, houve uma grande diversificação das atividades produtivas instaladas, destacando-se os setores do comércio e serviços. Todavia, constataram-se também as industriais.

“Como exemplos, estão à preparação de documentos e serviços de apoio administrativo, obras de alvenaria, atividades estéticas e de cuidado da beleza, comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, fornecimento de alimentos preparados para consumo no domicílio”, disse.

Souza ainda complementa que o município teve, ainda, a abertura de empresas do ramo de atividades odontológicas, comércio de bebidas, peças e acessórios novos para veículos automotores, serviços de vidros, calçados, fabricação de artigos de serralheria, móveis, padaria e confeitaria, entre outros.

Com relação ao porte das empresas, a representatividade maior foi das microempresas, com 179 unidades (98,3% do total). Nesse conjunto, os MEIs (Microempreendedores Individuais) representam a 80,5%. “Essa diversificação é uma evidência das potencialidades do mercado local para a abertura de novas empresas”, ressaltou.


LOCALIZAÇÃO

Dentre os locais mais procurados pelos empreendedores para iniciaram seus negócios, a região central abrigou 26 novos estabelecimentos, ocupando o 1º lugar no ranking. Na sequência, aparecem o bairro Cidade Jardim e a Vila São João, com seis cada um; Jardim Eldorado, Residencial Pereirinha e Vila América, com cinco e, por fim, a Vila Guanabara (4).

O levantamento ainda mostrou que a rua Altino Vaz de Melo foi a que recebeu mais empresas durante o período, com quatro novos estabelecimentos; a Luiz Rosa Pereira e a Dario de Castilho tiveram três cada uma. O ranking fecha com as avenidas Dr. Antônio Define, Eduardo de Castilho, Irmãos Chrisóstomo de Oliveira e próximo da praça Dr. Carlos Sampaio Filho, com duas.

“Essa diferenciação em vários bairros e vias, além de favorecer a empregabilidade, desencadeia o fortalecimento da estrutura produtiva local e desenvolve em pontos estratégicos do município eixos alavancadores do desenvolvimento. Mesmo enfrentando uma profunda crise econômica, Penápolis continua em trajetória de desenvolvimento”, finalizou.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.