Na rede municipal, unidades propõem atividades digitais para alunos
Educação
Programação contempla diversas categorias e são publicadas duas vezes por dia nas redes sociais
Ivan Ambrósio 19/04/2020A secretaria municipal de Educação de Penápolis elaborou um cronograma de atividades lúdicas e educativas para os alunos do 1º ao 5º ano. Elas são postadas diariamente nas páginas do Facebook das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), estimulando a interação entre os professores, estudantes e familiares.
A programação de atividades sugeridas contempla as seguintes categorias: jogos e brincadeiras; manuais/artísticas; experiências científicas; receitas; vídeos de leitura e contação de histórias; desafios (raciocínio lógico); indicação de filmes e músicas; sites educativos e jogos virtuais; danças e atividades físicas; curiosidades e adivinhações.
Além dessas categorias, cada escola deve postar, pelo menos uma vez ao dia, alguma orientação sobre a Covid-19, o novo coronavírus. Os alunos são convidados a participar das atividades sugeridas e, se desejarem, podem gravar um vídeo e enviar para o Facebook da escola ou até mesmo postar e marcar a página da unidade.
Todas as dez Emefs fazem parte da iniciativa da secretaria. Segundo explicou a coordenadora pedagógica geral do ensino fundamental, a professora Evelyn Lemes Serafim Friolli, foi elaborada uma programação especial com diversas atividades que são postadas diariamente nas páginas das escolas.
“As publicações acontecem no período da manhã e tarde, para que as crianças possam se divertir e, ao mesmo tempo, contribuir com a aprendizagem”, disse. Ela acrescenta que o conteúdo é específico para o período de férias, mas, caso o isolamento se estenda, outras medidas serão avaliadas pela secretaria, seguindo as orientações do CNE (Conselho Nacional de Educação).
A secretária municipal da pasta, Neide Ferlin Assami, lembra que as férias escolares foram antecipadas para esse período, por isso as atividades propostas pelas Emefs são lúdicas, mas que ao mesmo tempo estimulam as habilidades e desenvolvimento dos alunos. “Nosso objetivo é intensificar o uso da internet como ferramenta de comunicação e aproximar as crianças e familiares da escola”, destacou. (*) Com informações da Secom - PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.